• Carregando...
Ziraldo durante o espetáculo“Natal do Menino Maluquinho”, que reuniu milhares de telespectadores em Curitiba
Ziraldo durante o espetáculo“Natal do Menino Maluquinho”, que reuniu milhares de telespectadores em Curitiba| Foto: Edna Froes/Acervo

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), decretou luto oficial pela morte do cartunista Ziraldo, falecido aos 91 anos neste sábado (6), no Rio de Janeiro. Ziraldo foi o responsável por criar a “Família Folhas”, personagens de uma campanha municipal veiculada em 1993 de incentivo às ações de sustentabilidade.

A campanha foi atualizada há dois anos pelo próprio Ziraldo a pedido de Greca, para ampliar a família e incorporar os novos desafios da sustentabilidade ao planeta.

“Ao longo de seus 91 anos de vida, [Ziraldo] nos proporcionou magníficas criações. Dentre elas, a nossa Família Folhas, desenhada por ele em 1993 – na minha primeira gestão como prefeito – e atualizada em 2022, para resgatar na nossa sociedade os deveres ecológicos, semeando em nossas crianças a importância da correta Educação Ambiental”, disse Greca.

O prefeito destacou ainda a importância artística e cultural de Ziraldo, considerado um dos maiores cartunistas brasileiros de todos os tempos, e ressaltou sua contribuição para o processo de redemocratização do Brasil através do jornal O Pasquim.

Os personagens originais da “Família Folhas”, como o Seu Folha, Dona Fofô, Fofis e Fifo, continuam na nova fase da família, que ganhou uma nova roupagem. A família se expandiu e Fofis se tornou mãe solo de um menino e de uma adolescente PcD (pessoa com deficiência), enquanto Fifo assumiu a paternidade do pet Folha Folheco, o cãozinho adotado.

Durante o lançamento da Nova Família Folhas em 2022, Ziraldo expressou alegria ao ver o compromisso contínuo do prefeito Rafael Greca com a educação, a valorização da cultura e o respeito à natureza em Curitiba.

A causa da morte de Ziraldo não foi divulgada pela família. O corpo do cartunista será velado e sepultado neste domingo (7), no Rio de Janeiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]