i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Coronavírus

Municípios afrouxam isolamento e reabrem comércio. MP cobra base científica

  • 08/04/2020 09:52
Lojas fechadas em Curitiba.
Lojas fechadas em Curitiba.| Foto: Lineu Filho/Tribuna do Paraná

Pressão das associações comerciais, discursos diários do presidente da República e, agora, uma nova orientação do Ministério da Saúde sobre as medidas de isolamento social estão fazendo prefeitos do interior do Paraná recuar de algumas das medidas de prevenção à Covid-19. Depois de tomarem posturas rígidas como o fechamento total do comércio e a instalação de barreiras sanitárias nas entradas dos municípios, prefeitos de Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Umuarama, Paranavaí, Paranaguá, Antonina e Matinhos, entre outros, já flexibilizaram as medidas, permitindo a abertura gradual do comércio.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

Na última segunda-feira, no pronunciamento diário de atualização sobre o coronavírus, o Ministério da Saúde anunciou que passou a orientar o afrouxamento das medidas de isolamento nos municípios que ainda não estejam com alta ocupação de leitos em suas unidades de saúde.

Terceira cidade com mais casos confirmados no estado até esta terça-feira (07), com 41 pacientes, Cascavel iniciou nesta terça o que batizou de “Operação Retomada Segura”. Por decreto do prefeito Leonaldo Paranhos, estabelecimentos com até nove funcionários registrados (o que os enquadra como pequena empresa) puderam voltar a funcionar, respeitando regras sanitárias como atender com 30% da capacidade total, com todos os funcionários utilizando máscaras, evitando o manuseio de produtos pelos consumidores e fazendo higienização frequente. A prefeitura também recomendou o uso de máscaras por todos os cidadãos ao circularem pelas ruas e determinou a obrigatoriedade da máscara no transporte público.

“Iniciamos o contingenciamento duas semanas antes do decreto estadual. Conseguimos tirar até 85% da população das ruas, com medidas drásticas, como o fechamento do comércio e as barreiras sanitárias nos limites do município. Mas a pressão econômica também chegou antes sobre nós. Temos a terceira maior associação comercial do estado, que está com campanha na televisão pela abertura total, por exemplo. Temos um comitê especial que, analisando todos os cenários, concluiu que é possível essa abertura gradual e segura”, disse o secretário de Comunicação da prefeitura, Jefferson Lobo, membro do comitê. “A estratégia do isolamento social, como orienta o Ministério da Saúde, era pra dar tempo de prepararmos nossa estrutura de saúde. E estamos prontos, com nosso hospital de campanha, com o Hospital Universitário equipado, com os profissionais, os aparelhos e os equipamentos de proteção necessários”, acrescentou.

Lobo disse que a medida será reavaliada pelo comitê na noite de quarta-feira (8). “Hoje foi o primeiro dia, estamos com fiscalização na rua e identificamos alguns abusos por parte de empresários e dos moradores. Seguimos com a orientação de que só circule se for necessário e, se avaliarmos que a abertura não foi segura, podemos retroagir no decreto”, afirmou.

Foz do Iguaçu

A prefeitura de Foz do Iguaçu decidiu pela abertura gradual do comércio a partir da próxima segunda-feira (13), seguindo a nova orientação do Ministério da Saúde, de flexibilizar o isolamento nas regiões onde a ocupação hospitalar estiver abaixo de 50%. Na última segunda-feira (6), a prefeitura disponibilizou um Termo de Responsabilidade Sanitária, cuja assinatura será obrigatória para as empresas que pretendem reabrir no dia 13. O termo detalha todas as medidas preventivas que devem ser obrigatoriamente adotadas para garantir a segurança de usuários e trabalhadores dos serviços essenciais, incluindo limitação da quantidade de pessoas dentro do local e a distância mínima de dois metros. É necessário ainda disponibilizar álcool em gel e equipamentos de proteção individual aos funcionários. O estabelecimento que funcionar sem assinar o termo ou que desobedece-lo estará sujeito a multa de R$ 8,7 mil. A Secretaria Municipal da Fazenda estima a adesão de mais de 300 empresas. Foz do Iguaçu tinha 25 casos confirmados da doença no boletim desta terça-feira.

Campo Mourão

Com três mortes na cidade, e ainda reivindicando a ampliação dos leitos na Santa Casa do município, o prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli tem resistido à pressão pela reabertura e prorrogou por mais uma semana o decreto municipal com determinações para o isolamento social, determinando, inclusive, maior rigor na fiscalização. “A gente cogitava flexibilizar esse isolamento, mas de quinta-feira para cá tivemos uma mudança drástica de cenário, com aumento dos casos confirmados e óbitos, o que já está esgotando nossa capacidade de atendimento hospitalar. Mais uma semana vai nos permitir avaliar a situação”, declarou o prefeito, em pronunciamento pela internet.

Ministério Público contesta

Diante da informação de que vários municípios estariam diminuindo as restrições impostas pelo isolamento social, o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção à Saúde Pública do Ministério Público do Paraná enviou circular aos promotores para que exijam fundamentação científica dos prefeitos. Em Carlópolis, no Norte Pioneiro do estado, a Promotoria de Justiça local enviou recomendação administrativa ao prefeito e ao secretário municipal de Saúde, para que “se abstenham de efetuar qualquer liberação do comércio contrária às medidas de isolamento até agora vigentes, sem que antes se tenha amplo debate com a equipe técnica do Município, do Estado do Paraná e do representante do Ministério Público”.

Fila para agência bancária em Umuarama: comércio e indústria também reabriram, com restrições
Fila para agência bancária em Umuarama: comércio e indústria também reabriram, com restrições| Tiago Boeing / Divulgação Prefeitura de Umuarama

A 2ª Promotoria de Justiça de Santo Antônio da Platina expediu recomendação administrativa ao Município para também assegurar que todas as medidas adotadas pela Administração relacionadas ao enfrentamento à pandemia sejam amparadas em evidências científicas e sigam as determinações das autoridades sanitárias. Medidas semelhantes foram adotadas em Goioerê, Arapoti e Marechal Cândido Rondon e, na última terça-feira, em Antonina.

Em Francisco Beltrão, a prefeitura atendeu a recomendação do MP e determinou a prorrogação por mais 12 dias, a contar de 5 de abril, das medidas de contenção social, notadamente quanto à proibição de funcionamento de atividades econômicas não essenciais.

Em Castro, nos Campos Gerais, após a prefeitura autorizar a reabertura do comércio na última segunda-feira (06), o Ministério Público acionou a Justiça, que determinou que deve ser mantido o fechamento das atividades econômicas não essenciais para evitar aglomerações e contribuir para a prevenção da pandemia na cidade.

Conteúdo editado por:Marcos Tosi
21 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 21 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • A

    Austríaco-PR

    ± 2 dias

    1- Gostaria de ver o MP ter seus salários reduzidos ou suprimidos durante a quarentena para verificar se realmente possuem toda essa preocupação com a saúde. 2- Qual é a base científica da quarentena total? Vai reduzir o número de mortos? Vai compensar a fome é o aumento no número de suicídios? O baixo nível impera.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    bilu dandão

    ± 2 dias

    Que morram!! qto menos gente no planeta melhor!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    San20

    ± 2 dias

    É só cair a arrecadação e o governo não ter dinheiro pra repassar ao MP q vão abraçar o trabalho rapidinho; fácil falar do conforto do gabinete

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    THIAGO

    ± 2 dias

    base cientifica deveria ser cobrada do por que fechar...se morreu ja mais gente de dengue no estado e não foi feito nada ....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Leandro

    ± 2 dias

    Se posto de gasolina, mercados, feiras e outros estão abertos, qualquer um pode estar, ou esse povo é imune? Fica a questão. Enquanto não chegar o corte aos servidores, o MP estará contra a abertura, agora fale de cortar os auxílios e salários que eles vão abraçar a causa do trabalho.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    EDUARDO SABEDOTTI BREDA

    ± 2 dias

    O MP poderia, antes de tudo, mostrar a base científica que embasa o seu entendimento. Correto, parece-me, seria emitir um parecer comparando a tese dos defensores do isolamento com a tese dos que defendem a possibilidade do lockdown vertical, para daí defender que aquele prevalece sobre este. E sugerir soluções, não procurar culpados.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MORALES

    ± 2 dias

    Parei de ler quando o repórter mentiroso diz que a pressão é das associações comerciais, do presidente da república e agora do ministério da saúde. Para esse viajão, a pressão popular com suas necessidades básicas são inexistentes. Esse texto aliás diz mais de quem escreveu do que do conteúdo em si. O discurso oportunista do momento é 'base científica'. Eles não tem (até porque o fato surpreendeu toda comunidade científica), mas cobram que os outros as tenham. Pode isso Arnaldo?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Thiago

    ± 2 dias

    Se a iniciativa privada não voltar ao trabalho,como os membros do MP irão receber seus salários?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Decio mango

    ± 3 dias

    Governador de MG diz não ter data para pagar servidores: 'Peço desculpas' ...depois vira o malditizel do RJ..seguido do doriana(aquele idi0ta de SP)de santa catarina, e muitos outros...o presidente alertou ...agora a barnabezaida concursada que achou que dinheiro cresce em arvores ficaram sem salários...fica em casa...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sr. Walker

    ± 3 dias

    Em Curitiba parece que nem tem corona vírus. Então, vamos liberar o comércio e serviços.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    AGM

    ± 3 dias

    Libera geral! E pra quem está doente, entope de cloroquina!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    sebastião orlando machado

    ± 3 dias

    Cara!!! Base científica ? Incrivel como neste momento aparecem restrições de todo tipo a qualquer tentaiva de retomada das atividades que são aboslutamente necessarias a subsistencia de todos. Acompanho todos os dias que os casos estão aumentando, que as mortes estão aumentndo, mas não vejo hospitais superlotados, não vejo pessoas reclamando falta de atendimento. em filas, não leio noticias de que tenha faltado respirador ou que tenha faltado leitos de UTIs . Ha superdimencionamento absurdo para coisas que não estamos vendo no dia a dia. Quando estas autoridades que serceam nosso direito sagrado de ir e vir vão agir de forma racional e prática pra ajudar e não atrtapalhar?????

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Diego Cardoso Baima

    ± 3 dias

    Muito bom! Finalmente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gabriel Henrique Knüpfer

    ± 3 dias

    É bom esse MP arrombado mostrar, antes, as bases científicas da quarentena total da sociedade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • D

      Diego Cardoso Baima

      ± 3 dias

      Exatamente

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    J A Schmidt

    ± 3 dias

    O MP vai abrir mão de seus gordos contracheques para que o povo fique em casa ? Hipocrisia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marco Aurelio Borges

    ± 3 dias

    O MP só quer tumultuar, quando as cidades foram fechadas, um monte de decreto sem sentido, porque ele não agiu, porque não perguntou, qual é o sentido disso? Agora para abrir aparecem só porque está na moda contestar, com aquele modelinho padrão...considerando...considerando! Esse é o tipo de reportagem que por traz é patrocinada pelo interesse do MP, como sempre, tentam passar a imagem dos defensores do bem, mas só fazem isso quando mídia, que se dane o bem, se não da mídia, não aparecem para nada. Trabalha só com holofote.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jorge Dias

    ± 3 dias

    Essa é a tal banda podre do MP?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dmcc

    ± 3 dias

    O MP está mais preocupado com a ideologia esquerdista e consigo mesmo do que com o povo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Edivaldo S

    ± 3 dias

    Poderiam repassar o auxílio moradia para ajudar a comprar máscara e outros materiais...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FRANCIELY

    ± 3 dias

    O promotor de Carlópolis vai doar quanto do próprio salário para ajudar quem está sem emprego pelo COVID-19?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.