Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Atração inédita

Curitiba será primeira cidade brasileira a receber espetáculo oficial de Natal da Disney

40% dos ingressos para assistir ao Disney Celebra: Um Natal Inesquecível foram adquiridos por pessoas de fora de Curitiba
40% dos ingressos para assistir ao "Disney Celebra: Um Natal Inesquecível" foram adquiridos por pessoas de fora de Curitiba (Foto: Divulgação/Disney Celebra: Um Natal Inesquecível)

Ouça este conteúdo

Curitiba será a primeira cidade do Brasil a receber um espetáculo oficial de Natal da Disney. O Disney Celebra: Um Natal Inesquecível acontece entre os dias 16 e 23 de dezembro no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui. Com primeiro lote de ingressos esgotados em menos de cinco horas, nesta quarta-feira (17) foi anunciado que haverá uma nova abertura para a compra de ingressos.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Os ingressos para cinco sessões extras começam a ser vendidos às 10h da segunda-feira (22) pelo site e na bilheteria física oficial, no ParkShopping Barigui, (neste caso sem cobrança de taxas). Além da apresentação, o projeto inclui ativações gratuitas no Parque Barigui, como o Parque Mágico, com ambientações temáticas e espaços instagramáveis, e o Disney+ Open Air, que exibirá conteúdos especiais ao ar livre.

Segundo a prefeitura, as datas de início dessas atrações abertas ao público serão anunciadas em breve. Para garantir a visibilidade do evento, uma campanha de divulgação percorre não só Curitiba como cidades emissoras de turistas, como São Paulo e Joinville. Outdoors, mídia digital, telas em ônibus e terminais e até bicicletas no Parque Barigui levarão a marca Disney pelas ruas da cidade até dezembro.

“Curitiba tem tradição em grandes eventos natalinos. Trazer o primeiro espetáculo oficial da Disney no Brasil é um marco para a cidade”, afirma Rafael Maia, vice-presidente de Relações Institucionais e Novos Negócios da AirPromo, empresa responsável por levar à cidade a atração Disney Celebra: Um Natal Inesquecível.

VEJA TAMBÉM:

Economia de Curitiba em aquecimento

O espetáculo chega em um momento de destaque para a capital paranaense, que registrou 23,9 mil novos empregos até julho e ocupa a quinta colocação no Ranking de Competitividade dos Municípios. Para o turismo, a expectativa é de crescimento expressivo.

De acordo com o Instituto Municipal de Turismo, em 2024 a programação natalina atraiu 2,2 milhões de pessoas, gerando R$ 400 milhões em gastos de turistas na cidade — valor quase seis vezes maior que em 2019. A projeção para 2025 é otimista.

“Com a vinda do Disney Celebra e a realização de mais de 150 atrações natalinas, esperamos um crescimento de 10% na injeção de recursos na economia local”, afirma Rodrigo Dalla Bona Swinka, presidente do Instituto Municipal de Turismo.

A AirPromo estima mais de 700 pessoas no staff do Disney Celebra, entre produtores, elenco e técnicos, além de 200 prestadores de serviços e fornecedores locaisAirPromo estima mais de 700 pessoas no staff do Disney Celebra, entre produtores, elenco e técnicos, além de 200 prestadores de serviços e fornecedores locais (Foto: Ilustração/Disney Celebra: Um Natal Inesquecível)

O setor de turismo é um dos principais beneficiados, com o impacto se estendendo ao comércio, à gastronomia e ao transporte. “Um dado importante é que aproximadamente 40% dos ingressos foram adquiridos por pessoas de fora de Curitiba, o que comprova o potencial do espetáculo em fortalecer toda a cadeia econômica associada ao turismo”, ressalta Rafael Maia.

Disney Celebra movimenta geração de empregos na capital paranaense

Além de atrair visitantes, o espetáculo movimenta a cadeia produtiva local. “As produções realizadas pela prefeitura vão contratar diretamente cerca de 700 profissionais da área artística durante a temporada natalina”, explica Swinka. Esses trabalhadores incluem atores, bailarinos, músicos, cenógrafos, contrarregras e técnicos de bastidores.

Já a AirPromo estima mais de 700 pessoas no staff do Disney Celebra, entre produtores, elenco e técnicos, além de 200 prestadores de serviços e fornecedores locais. A produtora acredia que pequenos empreendedores, guias turísticos e feirantes também devem sentir os efeitos do aumento no fluxo de visitantes.

Para Rafael Maia, o evento vai além de um espetáculo. “Nosso objetivo é fazer com que a experiência da Disney se some ao calendário natalino da cidade, criando um presente para Curitiba. Muitas atrações poderão ser apreciadas gratuitamente, reforçando o caráter democrático do projeto.”

O impacto, segundo ele, também abre portas para novas oportunidades. “Esse é um projeto que nasce em Curitiba, mas tem potencial de expansão para outros formatos e cidades brasileiras. É o primeiro marco de uma relação que pode se desdobrar em novos eventos de grande porte no país.”

VEJA TAMBÉM:

Natal de Curitiba contempla mais de 150 espetáculos em 2025

Com a integração do Disney Celebra à tradicional programação natalina, Curitiba deve consolidar em 2025 o maior calendário de fim de ano de sua história. O evento é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com realização do governo federal, Ministério da Cultura, Disney e AirPromo, e apresentação do Nubank, além de patrocínios de empresas locais e nacionais.

Com 44 dias de programação, mais de 150 espetáculos e ativações inéditas, Curitiba se prepara para viver um Natal aquecido. Para a prefeitura da capital paranaense, a chegada do espetáculo da Disney confirma a força da capital como destino turístico e cultural.

“Mais recursos na economia local, mais público, mais emoção e mais oportunidades para artistas, empreendedores e toda a cadeia criativa da cidade”, resume Rodrigo Dalla Bona Swinka.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.