
Ouça este conteúdo
A pesquisa eleitoral da Neokemp Pesquisas, no Paraná, divulgada nesta quinta-feira (17), aponta que o governador Ratinho Junior (PSD) lidera a corrida a presidente da República com 34,1% na preferência dos paranaenses no cenário estimulado do primeiro turno.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aparece na sequência, com 23,2% nas intenções de voto no estado do Paraná, empatado tecnicamente com o presidente Lula (PT), que foi a escolha de 22,5% dos entrevistados no cenário de primeiro turno.
O levantamento também revela a característica do eleitorado que apoia os presidenciáveis cotados para as eleições de 2026. Entre os entrevistados que estão no mercado de trabalho, Ratinho Junior tem a preferência de 35,4% desse segmento. O governador paranaense ainda se destaca nas faixas etárias de 25 a 34 anos (38,5%) e 35 a 44 anos (38%).
Já Tarcísio de Freitas tem o apoio de 30% dos homens paranaenses entrevistados pela Neokemp. Entre os eleitores de 60 anos ou mais, o apoio é de 27,8%. Nessa faixa etária, Lula também aparece com um relevante apoio de 26,1% na disputa com o governador paulista. O petista é o preferido dos eleitores que não trabalham e não procuram trabalho com 25%.
No primeiro cenário estimulado de segundo turno, Tarcísio vence Lula entre os paranaenses com 45,8% das intenções de voto, enquanto o presidente registra 26,4% da preferência. No segundo cenário, Ratinho Junior mostra, novamente, a força política no estado pela alta aprovação do seu segundo mandato e bate o presidente da República com 60% das intenções de votos contra 24% do petista.
Pesquisa eleitoral a presidente da República com eleitores do Paraná
Primeiro turno
- Ratinho Jr: 34,1%
- Tarcísio de Freitas: 23,2%
- Lula: 22,5%
- Ciro Gomes: 3,1%
- Ronaldo Caiado: 1,7%
- Não sabe: 8,5%
- Branco ou nulo: 6,9%
Segunto turno - cenário 1
- Tarcísio de Freitas: 45,8%
- Lula: 26,4%
- Não sabe: 12,4%
- Branco ou nulo: 15,3%
Segundo turno - cenário 2
- Ratinho Junior: 60%
- Lula: 24%
- Não sabe: 7,1%
- Branco ou nulo: 8,9%
- Metodologia da pesquisa: 1.008 entrevistados pelo Instituto Neokemp, em 63 municípios do Paraná, entre os dias 14 e 15 de julho de 2025. Nível de confiança: 95%. Margem de erro: 3,1 pontos percentuais.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas eleições de 2022, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
VEJA TAMBÉM:








