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Clientes do banco Santander estão sem acesso aos créditos do programa Nota Paraná.
Clientes do banco Santander estão sem acesso aos créditos do programa Nota Paraná.| Foto:

Os clientes do banco Santander estão, desde o dia 30 de setembro, sem conseguir receber os créditos do programa Nota Paraná, que retorna em dinheiro parte dos impostos estaduais recolhidos para quem coloca o CPF na nota fiscal. O banco foi bloqueado, segundo o governo, por não ter apresentado uma solução para uma brecha que estaria permitindo que os benefícios fossem sacados por fraudadores.

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Segundo a coordenadora do Nota Paraná, Marta Gambini, o golpe é aplicado a partir do acesso à conta de e-mail do consumidor. Com informações pessoais, o fraudador pedia o resgate dos créditos para uma conta bancária online, de abertura fácil, que havia acabado de criar. O programa só descobria a fraude quando o verdadeiro beneficiado reclamava que havia acontecido um depósito não autorizado.

Marta comentou que a mesma prática tinha sido identificada em outros bancos, que rapidamente corrigiram o problema ou indicaram o procedimento que o Nota Paraná deveria adotar para barrar a fraude. Contudo, o Santander não teria apresentado uma solução.

A Gazeta do Povo procurou o Santander, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto para posicionamentos.

Preventivamente, o programa Nota Paraná bloqueou o depósito dos créditos para os correntistas do banco. É que, quando o consumidor percebe logo a irregularidade, o Nota Paraná consegue estornar o depósito. Contudo, o cliente pode descobrir só muito tempo depois, quando não há mais o que fazer.

Marta afirma que espera que a situação se resolva rapidamente, para que os beneficiados não corram o risco de perder créditos, que expiram com o tempo. “Estamos aguardando que o Santander nos indique uma forma de impedir que isso aconteça.” Segundo a coordenadora, uma das formas de tentar evitar esse tipo de golpe é o consumidor se cadastrar no Nota Paraná. Assim, quando um resgate for pedido, um e-mail será enviado notificando sobre a transação.

A coordenadora do programa informou que os canais de atendimento do Nota Paraná estão sobrecarregados por causa da busca de informações por parte de clientes do Santander.

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