• Carregando...
Linha de transmissão de energia entre Toledo e São Pedro do Iguaçu
A nova tentativa de derrubada de linha de energia ocorreu entre os municípios de Toledo e São Pedro do Iguaçu, no Paraná| Foto: Divulgação

A Delegacia da Polícia Federal de Cascavel, a 500 quilômetros da capital do Paraná, trabalha na instauração de um inquérito que investiga mais uma ação que danificou uma torre de transmissão de Furnas, que distribui energia elétrica da usina de Itaipu. A estrutura não chegou a cair, mas um de seus cabos de aço foi completamente rompido. Não houve comprometimento no fornecimento do serviço.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

A reportagem da Gazeta do Povo apurou que, ainda nesta segunda-feira (23), deve ocorrer uma reunião entre representantes da Polícia Federal, da Copel (Companhia Paranaense de Energia) e de Furnas para debater um protocolo que garanta mais agilidade no acionamento de órgãos de fiscalização e investigação em novos casos que possam ser registrados.

O novo caso, identificado no fim de semana, foi em uma área rural entre os municípios de Toledo e São Pedro do Iguaçu, no oeste paranaense. No sábado (21), peritos da Polícia Federal estiveram no local e reparos começaram a ser feitos, impedindo que a estrutura tombasse. O que a Polícia Federal quer saber é se a torre foi atacada agora ou se foi no início do mês, mesmo período em que outra torre foi vandalizada no Paraná - caso registrado na madrugada após ataques e depredação registrados em Brasília, à sede dos Três Poderes.

Preliminarmente, a PF não fala em sabotagem, mas os indícios encontrados até agora apontam para ação humana intencional neste novo episódio, apurou a reportagem da Gazeta do Povo, considerando que o cabo de aço que dá sustentação à torre foi “rompido” quase que de forma cirúrgica.

A PF trabalha na identificação dos autores. A tentativa anterior, no município de Medianeira, também no Paraná, fica a poucos quilômetros do local onde houve esse novo registro.

Segundo o delegado-chefe da Polícia Federal em Cascavel, Marco Smith, pode ser que os dois casos tenham ligação, inclusive para a autoria. “Isso também será fruto de investigação. Estamos trabalhando para chegar aos autores que vão poderão responder criminalmente”, afirmou.

Segundo caso envolvendo suspeita de sabotagem em torre de energia no oeste do Paraná

Este caso é o segundo registrado na região oeste do Paraná em poucos dias. O primeiro foi em Medianeira, onde os cabos de sustentação de uma torre de transmissão de Furnas foram cortados e uma delas caiu. Outras três estruturas ficaram danificadas. Não houve prejuízo no fornecimento de energia. Este primeiro inquérito segue em investigação.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação de Furnas, que em resposta solicitou que fosse feito contato com o Ministério de Minas e Energias e a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), responsáveis por estas informações. Procurados, ministério e agência ainda não responderam aos contatos. O espaço segue aberto para as manifestações.

Interferências em torres não interrompem funcionamento: saiba o motivo

Não houve interrupção no fornecimento de energia, mesmo com os casos detectados, por causa do Sistema Interligado Nacional (SIN). Quando uma torre cai, o sistema de operação da linha é desligado de forma automática, mas como há a interligação, o escoamento é automaticamente remanejado para outras torres próximas que seguem fornecendo o serviço.

A torre que foi ao chão dia 9 de janeiro no oeste paranaense liga o sistema de Foz do Iguaçu (PR) a Ibiúna (SP).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]