Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Movimento Curitiba contra Corrupção

Operação Lava Jato ganha série documental em 85 episódios

Operação Lava Jato ganha série documental
Série irá contar as 79 fases da Operação Lava Jato (Foto: Divulgação/Movimento Curitiba Contra Corrupção )

Ouça este conteúdo

A Operação Lava Jato virou tema de uma série documental produzida pelo Movimento Curitiba Contra Corrupção. Com gravações em lugares marcantes da ação de combate à corrupção, a série irá contar as 79 fases da Lava Jato. A série já está sendo disponibilizada no canal do Youtube do produtores.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

O Movimento Curitiba Contra Corrupção completa 10 anos neste em 2023. Um livro sobre a história da organização foi escrito como forma de celebrar a data. Além da obra escrita, o movimento também decidiu retratar a Operação Lava Jato no documentário audiovisual.

De acordo com o fundador e coordenador do movimento, Cristiano Rogério Pereira, a organização teve início durante as manifestações de 2013, favoráveis ao impeachment de Dilma Rousseff (PT), e ganhou força em ações de apoio à Lava Jato. O Curitiba Contra Corrupção, segundo seus fundadores, é um movimento da “direita lavajatista”, e por ter acompanhado a operação desde o começo trouxe farto material para a série documental, que conta a história por trás das fases da maior operação anticorrupção do país.

“Decidimos fazer esse documentário contando a Lava Jato. Somos testemunhas oculares da Lava Jato, pois a acompanhamos desde o início. Esse documentário visa contar as fases e pegar alguns depoimentos”, diz Cristiano.

Ex-deputado federal e ex coordenador da Lava Jato participou do documentário

A série documental está sendo gravada em três locais marcantes da Operação: a sede do Ministério Público Federal, a Justiça Federal (13ª Vara em Curitiba) e a sede da Polícia Federal. A expectativa da organização do projeto é produzir 85 episódios.

Além de vídeos contando as 79 fases da Operação Lava Jato, a série terá detalhes sobre a prisão do atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), além de detalhes sobre outros detidos e sobre os recursos desviados e recuperados pela força-tarefa.

Entre as pessoas que já contribuíram com o documentário e forneceram depoimentos estão Deltan Dallagnol, ex-coordenador da Operação Lava Jato em Curitiba, e Carlos Fernando dos Santos Lima, ex-membro da Força Tarefa Lava Jato. O senador pelo União Brasil do Paraná, Sergio Moro, foi convidado mas ainda não confirmou presença no documentário.

“O trabalho é contar a história de algo que aconteceu e que, atualmente, está sendo criticado e julgado. Várias narrativas foram criadas sobre a operação. Eu estou fazendo uma narrativa histórica, sem entrar no mérito se hoje tal pessoa está presa ou não. Mas conto o que aconteceu naquele período em específico”, afirma o coordenador do Movimento Curitiba Contra Corrupção. “Somos uma testemunha ocular”, complementa.

Para fundador do movimento, Operação Lava Jato deixou um legado 

A Operação Lava Jato foi a maior operação anticorrupção da história do Brasil. O conjunto de ações desencadeadas via força-tarefa prendeu políticos e executivos de empreiteiras. A ação recuperou mais de R$ 4 bilhões em 5 anos de trabalho. Contudo, vem sendo alvo de desmonte desde 2019 em várias frentes, que incluem desde a Procuradoria-Geral da República até o Supremo Tribunal Federal (STF).

Para Pereira, o tema central da operação, e por consequência do documentário, ainda é muito relevante para a sociedade, apesar dos inúmeros ataques que a Lava Jato vem sofrendo.

“Eu falo sobre o legado da Lava Jato. Hoje se vê prefeituras e governos fazendo políticas de compliance, isso é um legado da Lava Jato. Se a gente vê hoje políticas de integridade dentro da gestão pública, isso é legado da operação”, ressalta.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.