• Carregando...
Paraguai fecha Ponte da Amizade e comércio de Cidade do Leste fica deserto
| Foto: Bruno Soares / Gazeta do Povo

Desde a zero hora desta quarta-feira (18) a Ponte Internacional da Amizade está completamente bloqueada para entrada e saída de pessoas a partir de Cidade do Leste, no Paraguai. A medida representa mais um degrau na escalada de ações adotadas pelo governo paraguaio para combater a propagação do coronavírus na região de fronteira.

A proibição da entrada de estrangeiros no Paraguai começou na última segunda-feira (16). Os paraguaios, no entanto, ainda estavam autorizados a ir até Foz do Iguaçu e retornar às suas casas. Para controlar este fluxo de pessoas em Cidade do Leste, o governo paraguaio montou um forte aparato migratório e sanitário na zona aduaneira.

Vestindo máscaras e luvas, e acompanhados de militares do Exército, servidores do Ministério da Saúde mediam a temperatura e realizavam assepsia básica de todos que voltavam de Foz do Iguaçu. Em dois dias de operação mais de 70 mil pessoas passaram pela aduana e cerca de dois mil estrangeiros foram impedidos de entrar no Paraguai. “Diante deste grande volume de pessoas que vêm e vão de Foz de Iguaçu a Cidade do Leste, dado o perigo de contágio do coronavírus em nossa região, decidimos fechar por completo nossa fronteira”, justificou o presidente Mario Abdo Benítez, em entrevista coletiva. Até o momento o Paraguai registra onze casos confirmados de coronavírus, nenhum deles em Cidade do Leste.

Do outro lado da Ponte Internacional da Amizade, na aduana brasileira, medidas de controle sanitário ainda não foram adotadas pelo Governo Federal. “É como se não estivéssemos atravessando uma pandemia. O mundo inteiro esta fechando suas fronteiras e aqui no Brasil está tudo tranquilo desse jeito. Não é porque ainda não tivemos casos confirmados que devemos esperar a doença chegar. Ela virá. Nossas autoridades precisam entender isso”, reclama o empresário Marcelo Santos Benevides.

Proprietário de um estacionamento que fica próximo à Ponte Internacional da Amizade, em Foz do Iguaçu, o empresário se mostrou perplexo com a falta de controle sanitário na fronteira. “Precisamos saber quem entra em nosso país. Esse controle é fundamental para antevermos problemas que podem ser evitados. Do jeito que está, o coronavírus não terá dificuldade nenhuma para infectar a todos nós”.

Agentes de saúde e militares faziam controle sanitário na Ponte da Amizade, antes do fechamento da Ponte da Amizade; o tráfego de cargas ainda é permitido
Agentes de saúde e militares faziam controle sanitário na Ponte da Amizade, antes do fechamento da Ponte da Amizade; o tráfego de cargas ainda é permitido| Bruno Soares / Gazeta do Povo

A preocupação do empresário é compartilhada por autoridades locais. O prefeito Chico Brasileiro enviou um ofício na tarde de ontem (17) pedindo providências ao Ministério da Defesa. No documento, Brasileiro destaca a importância internacional da cidade em razão de sua vocação turística e posição geográfica.

Já a Câmara Municipal reuniu seus vereadores e produziu um vídeo endereçado diretamente ao presidente Jair Bolsonaro. “Em nome dos 15 vereadores, peço a vossa excelência para que olhe com carinho para nossa Foz do Iguaçu. Quem está no Paraguai e na Argentina vem ao Brasil para fazer compra nos nossos supermercados. Vai chegar uma hora que não vamos ter mais alimentos. Feche as nossas fronteiras”, apelou o vereador Beni Rodrigues, presidente da Câmara. Foz do Iguaçu não registra casos confirmados da doença até a manhã desta quarta-feira.

Conteúdo editado por:Marcos Tosi
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]