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Na Tríplice Fronteira

Foz do Iguaçu fortalece turismo de compras com chegada de gigante duty free

duty free Foz do Iguaçu
A Dufry é líder mundial no setor de varejo em viagens e alimentação, com presença em 73 países. (Foto: Divulgação/Dufry)

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Consagrada pelas belezas naturais e atrações turísticas, Foz do Iguaçu (PR) vem se destacando como polo de compras na região da Tríplice Fronteira. A cidade alcançou a marca de seis lojas duty free, que são aquelas que oferecem produtos livres de impostos de importação.

Elas estão distribuídas em pontos estratégicos, como shoppings, aeroporto e no corredor turístico da Rodovia das Cataratas. O Catuaí Palladium concentra três operações: Cellshop Duty Free, Paris Duty Free e a nova Dufry Lojas Francas, cuja inauguração está marcada para a próxima terça-feira (26).

No Cataratas JL Shopping, os visitantes encontram o Liberty Duty Free, enquanto o Aeroporto Internacional de Foz também abriga uma unidade da Cellshop. Além disso, está em fase final de construção um novo shopping voltado ao turismo de compras, no bairro Remanso Grande, reforçando a vocação da cidade para atrair turistas interessados em experiências únicas e preços competitivos.

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A nova loja Dufry, que abrirá as portas nos próximos dias, possui mais de mil metros quadrados e aproximadamente 50 funcionários, oferecendo um mix variado de produtos importados com preços compatíveis com o mercado local, dentro da cota legal de até 500 dólares por pessoa em território nacional.

Essa oportunidade soma-se às vantagens da Tríplice Fronteira, permitindo aos turistas brasileiros e estrangeiros realizar compras também na Argentina e no Paraguai, alcançando um total de até 1.000 dólares por pessoa. A condição torna a região única para os viajantes que buscam diversidade, qualidade e economia.

A Dufry é líder mundial no setor de varejo em viagens e alimentação, com presença em 73 países. Com a fusão com a Autogrill, foi criada a Avolta, ampliando o número de viajantes que compram por meio do clube de viagens. A companhia opera em aeroportos, portos, estações ferroviárias e em concessões de companhias aéreas e navios de cruzeiro, oferecendo experiências integradas entre compras e gastronomia.

No Brasil, mantém operações em 19 aeroportos, dois portos e agora chega a Foz do Iguaçu com sua segunda loja em área de fronteira — a primeira é em Uruguaiana (RS). Segundo Gustavo Fagundes, diretor-executivo da Avolta no Brasil, a decisão de investir em Foz do Iguaçu foi estratégica.

“Foz é um destino turístico com grande potencial e o Catuaí Palladium atendeu às nossas expectativas. Vamos ter uma história de sucesso aqui”, projeta o empresário. O negócio prepara um forte trabalho de divulgação, focado no público de viajantes frequentes, que ultrapassa 1,5 milhão de pessoas, de acordo com o clube de viagens.

“Vamos trabalhar promoções, preços competitivos e uma comunicação robusta nas redes sociais, mostrando que Foz é um destino completo para turismo, lazer e compras”, completa. A estratégia para Foz vai além da venda de produtos.

A marca aposta em um conceito de experiência completa para o consumidor, unindo qualidade, atendimento especializado e um ambiente moderno e confortável. Com isso, a empresa espera não apenas atender os turistas que já escolhem Foz do Iguaçu como destino, mas também impulsionar a visita de novos visitantes que enxergam na cidade uma oportunidade que une lazer, cultura e compras na Tríplice Fronteira.

Variação cambial impulsiona compras

Com o Dufry, Foz do Iguaçu reafirma o protagonismo no turismo de compras e se posiciona no mesmo patamar de outros grandes destinos internacionais, onde experiência e consumo caminham lado a lado. Pioneira nesse modelo no Brasil, Foz reúne fatores estratégicos que atraem os investidores: fluxo intenso de turistas, diversidade de atrativos e uma reputação consolidada como destino de consumo para brasileiros e estrangeiros.

Segundo o secretário municipal de Turismo, Jin Petrycoski, a expansão do segmento mostra a rentabilidade do setor e a importância do comércio para o movimento turístico. "A pasta atua em parceria com os empreendimentos, promovendo campanhas conjuntas com empresas zona franca da região das Três Fronteiras.”

Petrycoski também destaca a dinâmica cambial da Tríplice Fronteira, que diversifica o público consumidor. “Se antes os brasileiros eram maioria no duty free da Argentina, hoje cresce a presença dos turistas argentinos em Foz e no Paraguai.”

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Turismo e economia em expansão

Para o presidente do Visit Iguassu (responsável pela promoção, marketing e captação de eventos), Jaime Mendes, a expansão dessas lojas representa um movimento interessante para a economia local e para a diversificação das experiências oferecidas aos visitantes.

Entre os principais benefícios estão a atração de turistas interessados em preços competitivos e a diversificação da economia, que reduz a dependência de setores específicos e amplia a geração de empregos. O avanço do setor também traz desafios, como a concorrência direta com Puerto Iguazú (Argentina) e Ciudad del Este (Paraguai), além da necessidade de investir continuamente em infraestrutura e serviços para a oferta de uma experiência de qualidade aos visitantes.

“Ainda assim, os ganhos são significativos: mais empregos, aumento da receita local e fortalecimento da imagem de Foz do Iguaçu como destino internacional que alia turismo, lazer e compras em um só lugar”, completa.

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