• Carregando...
Paraná confirma 17 casos de variantes brasileira e britânica do coronavírus
| Foto: Pixabay

Mais 17 casos de variantes do coronavírus foram confirmados no Paraná, segundo informou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na tarde desta sexta-feira (26). O sequenciamento genômico, que identificou as variantes foi realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. São 15 ocorrências da P1, a cepa brasileira, e outros dois casos da variante B.1.1.7, identificada anteriormente no Reino Unido. Em fevereiro, o estado já tinha oficializado a presença da P1 em cinco pacientes provenientes de Manaus.

As variantes das cepas do vírus Sars-CoV-2 aceleraram a transmissão comunitária do coronavírus no estado. Os pacientes infectados foram identificados em Curitiba, Ponta Grossa e Maringá.

São 14 casos da variante P1 na capital, em pacientes com idades entre 21 e 76 anos. Cinco deles estiveram no Amazonas; quatro pessoas transferidas de Manaus para Curitiba durante o tratamento da Covid-19. A outra ocorrência foi em Ponta Grossa.

Já os dois casos da variante inglesa foram identificados em pacientes de Maringá. De acordo com as informações da Sesa, os pacientes tiveram contato com um parente que esteve em Londres, em dezembro do ano passado. As duas pessoas estão curadas.

Sequenciamento

O Laboratório Central do Estado (Lacen/PR) envia mensalmente 40 amostras representativas de todas as regiões para a Fiocruz/RJ, que faz o sequenciamento do vírus. As amostras estão sendo enviadas desde o início da pandemia. São enviadas amostras de casos com suspeita de reinfecção, eventos pós-vacina e de pessoas que estiveram em regiões onde circulam as novas variantes. Os critérios para envio são a alta carga viral e volume mínimo de tempo do envio para o Lacen/PR, que precisa ser menor que 72 horas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]