• Carregando...
Paraná confirma transmissão comunitária da variante delta no estado, que tem mais 16 casos
| Foto: Geraldo Bubniak/AEN

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmaram na tarde desta quarta-feira (28) a transmissão comunitária da variante delta do novo coronavírus no Paraná, ou seja, quando o contágio entre pessoas ocorre no mesmo território, entre indivíduos sem histórico de viagem e sem que seja possível definir a origem da transmissão.

A Sesa também confirmou mais 16 casos e seis óbitos provocados pela variante delta no Paraná. Sete mulheres e nove homens com idades de 12 a 83 anos moradores de Araucária (um caso), Colombo (um), Curitiba (três), Fazenda Rio Grande (um), Piên (dois), Piraquara (um), Pinhais (um), Fernandes Pinheiro (três), Irati, Imbituva e Campo Mourão (um cada) tiveram infecção pela variante.

Segundo a pasta, quatro casos estão encerrados como cura, um paciente teve alta e cinco estão em investigação. Já os óbitos ocorreram entre 6 de julho e esta quarta-feira em Curitiba, Piên (dois cada), Imbituva e Irati (um cada): quatro homens e duas mulheres, com idades de 31 a 83 anos.

Ao todo, o Paraná já confirmou 29 casos e 12 óbitos pela variante delta, sendo quatro casos e dois óbitos em Apucarana, quatro casos e dois óbitos em Curitiba, três casos e três óbitos em Piên, três casos em Fernandes Pinheiro, dois casos e um óbito em Araucária, dois casos em Piraquara, dois casos e um óbito em São José dos Pinhais, um caso e um óbito em Mandaguari, um caso e um óbito em Irati, um caso e um óbito em Imbituva e um caso em cada um dos seguintes municípios: Colombo, Pinhais, Fazenda Rio Grande, Campo Mourão, Francisco Beltrão e Rolândia.

A Sesa destacou, entretanto, que a predominância atual de circulação no Paraná ainda é da cepa gama (P1/amazônica), que apareceu em janeiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]