• Carregando...
Construções em Wood Frame
Madeira de pinus é utilizada para construções em Wood Frame| Foto: Fernando Zequinao/BERNECK

O Paraná lidera o ranking de estados em área plantada de pinus no Brasil, com 713.769 mil hectares, dividindo o protagonismo com Santa Catarina, que aparece em segundo lugar com 713.133 mil hectares plantados. Segundo dados da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre), o estado é responsável por mais de 54% do volume de madeira de pinus produzido no Brasil. Entre os pontos fortes do Paraná estão a logística e a localização geográfica que favorecem o atendimento dos mercados nacional e internacional.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

O estado ainda é líder nas exportações de compensado de pinus, painéis reconstituídos e molduras com 66,47% do volume exportado no país em 2021. De acordo com os dados da Apre, o crescimento na arrecadação do setor paranaense foi de 87% com produtos exportados no mesmo período.

O principal destino das exportações de compensados de pinus foi os Estados Unidos, com US$ 550,8 milhões da exportação brasileira, sendo US$ 365,3 milhões de produtos de origem paranaense.

O estado também é líder na exportação de painéis reconstituídos, representando 38,6% da exportação brasileira. A produção de painéis reconstituídos de madeira foi de 8,2 milhões de m³ no Brasil, em 2021. No mesmo ano, conforme a Apre, o Paraná registrou um crescimento na receita de exportação de 79% e em volume um aumento de 22,6%.

Em molduras, o Paraná também se destaca na exportação com participação de 70,6% dos produtos com destino ao mercado internacional. Mais de 122 mil toneladas de molduras foram exportadas em 2021. A construção civil dos Estados Unidos é o principal mercado das molduras paranaenses e brasileiras, segundo a APRE.

“O estado consegue com essa cadeia industrial beneficiar um produto de qualidade para exportar para diversos países”, comenta Zaid Ahmad Nasser, presidente da Apre.

“O Estado tem um amplo parque fabril instalado com ótimo nível tecnológico e de inovação, uma matriz florestal bem distribuída, especialmente da espécie pinus, sendo a principal área plantada do país nessa espécie. Essa distribuição abrange praticamente todas as regiões do Estado, resultando no desenvolvimento e a consolidação de vários polos industriais madeireiros de variados segmentos de produtos”, complementa Paulo Pupo, superintendente da Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]