• Carregando...
Com aumento de produção nacional, Paraná prevê até 400 mil doses por semana
| Foto: Arquivo AEN

Na expectativa da produção em escala de vacinas contra a Covid-19 pelo Instituto Butantan e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o governo do Paraná prevê um fluxo de 300 mil a 400 mil doses por semana para distribuir aos 399 municípios. A estimativa foi passada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) a secretários municipais de Saúde durante reunião realizada nesta terça-feira (23).

Em pouco mais de dois meses - desde o início da campanha de vacinação no Paraná, em 18 de janeiro, até agora -, o Ministério da Saúde encaminhou nove lotes ao Paraná, com um total de 1.500.450 doses. Assim, se o Paraná recebesse semanalmente 350 mil doses, o volume ao final de um único mês seria de 1.400.000.

Segundo o governador, o Paraná prevê o aumento do fluxo “dentro das próximas semanas”, em função do aumento na escala de produção das doses pelo Butantan e Fiocruz, que são responsáveis pela produção das vacinas Coronavac e Astrazeneca/Oxford, respectivamente. Cada um dos laboratórios poderá chegar a 1 milhão de doses produzidas por dia, nos números divulgados pelo governo estadual.

Com 1.500.450 doses recebidas do Ministério da Saúde até aqui, o governo do Paraná já encaminhou 966.380 para os municípios – e 807.926 doses já foram aplicadas, o correspondente a 610.174 paranaenses (197.752 pessoas já receberam a segunda dose).

Durante a reunião desta terça-feira (23), o governador pediu que os municípios acelerem a velocidade da vacinação, ampliando horários e locais de vacinação. A recomendação é aplicar todas as doses já disponibilizadas, sem reservar de imediato a segunda dose, seguindo recente diretriz do Ministério da Saúde. O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, também reforçou a necessidade da atualização constante da base de dados de vacinação. O governo estadual tem concentrado a divulgação dos números à população, através de um “vacinômetro”.

A expectativa do governo estadual é vacinar todas as pessoas com mais de 60 anos de idade até o final de abril e todo o grupo prioritário até final de maio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]