• Carregando...
Balança do DER-PR está sendo usada na fiscalização do embarque da travessia.
Balança do DER-PR está sendo usada na fiscalização do embarque da travessia.| Foto: Divulgação / DER-PR

A travessia da Baía de Guaratuba pelo ferry boat segue com restrições de peso e porte de veículos durante esta semana. A imposição de limites foi considerada necessária pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), em nota divulgada nesta segunda-feira (5).

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

De acordo com o órgão, o momento é considerado “atípico” uma vez que boa parte do fluxo de veículos na travessia é de caminhões e carretas que estão seguindo pelo trecho como uma alternativa à BR-376, atingida por um deslizamento de encosta na semana passada.

Alternativa à BR-376 tem limitações de peso e tamanho para caminhões

As restrições são de peso total bruto e de dimensões dos veículos. Caminhões e carretas que, somados às cargas, ultrapassem 26 toneladas estão proibidos de entrar nas embarcações. A medida, explicou o DER-PR, visa garantir a integridade dos embarcadouros e a segurança do sistema e dos usuários.

Para garantir que nenhum veículo com carga excedente embarque nos ferry boats, o DER-PR está utilizando balanças veiculares. A operação dos equipamentos está sendo feita em parceria com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Apenas os carros de passeio e as motos estão dispensadas da pesagem, que visa aferir a carga de balanças caminhões, tratores, chassi-plataforma, reboque e semirreboque, ônibus e microônibus.

A fiscalização com a balança está sendo feita entre às 8h e às 18h. Nos demais horários, os veículos estão sujeitos à fiscalização da Polícia Rodoviária Estadual, informou o DER-PR.

Outra restrição é a de tamanho dos veículos que irão passar pelas embarcações. Caminhões com mais de três eixos e aqueles com comprimento superior a 14 metros não podem embarcar entre o meio-dia e às 19h. O objetivo, confirmou o DER-PR, é dar mais agilidade ao tráfego de veículos menores durante o período.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]