• Carregando...
Toque de recolher Paraná
Decreto proíbe circulação nas ruas entre as 23h e 5h.| Foto: Lineu Filho/Tribuna do Paraná

O governo do Paraná prorrogou por mais 10 dias o toque de recolher e outras medidas restritivas estabelecidas no decreto 6294/2020, que visa reforçar o enfrentamento ao coronavírus. O novo decreto foi assinado nesta quinta-feira (17) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD). Além de seguir proibida em todo o estado a circulação de pessoas das 23h às 5 horas, também estão vetadas confraternizações e eventos presenciais que causem aglomerações com grupos de mais de 10 pessoas.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

“É um momento especial, em que precisamos da colaboração de todos para controlar a circulação do vírus. O pedido segue para que as pessoas reforcem os cuidados contra a doença, com máscaras, álcool gel, higiene pessoal e, claro, distanciamento social”, afirmou Ratinho Junior à agência de notícias do governo estadual.

O decreto estende também a proibição da comercialização e do consumo de bebidas alcoólicas em vias e espaços públicos das 23h às 5 horas. Apenas serviços considerados essenciais, regidos pelo decreto estadual 4.317/20, como saúde, segurança pública, limpeza pública, produção, distribuição e comercialização de alimentos, ficam liberados da restrição de circulação.

“Essas medidas são fundamentais. É claro que o vírus não tem horário, mas cerca de 15% dos nossos leitos de UTI são usados em decorrência de traumas. Em muitos casos por pessoas que bebem, pegam o carro e acabam se acidentando. Isso libera leitos para combater o coronavírus, para dar assistência a quem está contaminado”, ressaltou o governador.

Na última quarta-feira (16), o Paraná registrou um novo recorde diário de mortes causados pela Covid-19: 119, além de 2.845 novos casos da doença. A taxa de ocupação de leitos de UTI SUS exclusivos para Covid também segue elevada e, segundo o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), está em 86%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]