• Carregando...
Ambulâncias com pacientes que foram transferidos do Amazonas por falta de oxigênio hospitalar
Ambulâncias com pacientes que foram transferidos do Amazonas por falta de oxigênio hospitalar| Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

O Paraná recebeu 13 pacientes com Covid-19 vindos de Manaus (AM), na Região Norte do País. O voo com os amazonenses foi operado pela Força Aérea Brasileira (FAB) e pousou às 21h25 deste domingo (31) no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Eles foram transferidos para tratamento no Hospital do Rocio, em Campo Largo, também na RMC.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, o Paraná disponibilizou 18 leitos para acolhimento dos pacientes. Treze foram transferidos, todos classificados como de alto e médio risco. Dois sofreram complicações no quadro clínico e outros dois não quiseram ser transferidos. Os pacientes serão internados em leitos de enfermaria e só serão deslocados para Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em caso de piora. Um novo voo está previsto para acontecer nesta segunda-feira, trazendo mais 18 pacientes ao Paraná.

O governo paranaense se colocou à disposição para prestar assistência em saúde aos pacientes da capital do Amazonas, que passa por dificuldades no enfrentamento ao coronavírus. A estratégia é para suprir a demanda gerada com o aumento de hospitalizações na rede pública de Saúde de Manaus.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior afirmou que o Estado está preparado para receber esses pacientes para que o sistema de saúde de Manaus possa ser normalizado. “Nos mobilizamos para ajudar com todas as condições que temos aqui. Com muito planejamento, aumentamos a oferta de leitos de enfermaria e UTI para o tratamento da Covid-19 no Paraná. A rede de saúde pública estadual é sólida e tem condições de receber os pacientes do Amazonas sem deixar de atender aos paranaenses”.

O secretário de saúde, Beto Preto, destaca que unir forças para dar suporte aos pacientes no Brasil demonstra a natureza do Sistema Único de Saúde (SUS). "Somos um único país e temos o maior sistema de saúde pública gratuita do mundo. Por isso, não há diferença se o paciente é daqui ou de outro estado, somos o SUS para toda a população”.

Dezesseis Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realizaram o transporte de pacientes até o Hospital do Rocio, sendo duas de suporte avançado. Foram mobilizados 50 profissionais da saúde, entre eles médicos, enfermeiros e técnicos para a recepção no Aeroporto Afonso Pena.  O Governo do Estado recebeu apoio das prefeituras de São José dos Pinhais e Campo Largo, além de Curitiba, que atuou como parceira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]