• Carregando...
Paraná chega a 1,5 milhão de pessoas vacinadas com 2ª dose ou dose única
| Foto: Pedro Ribas/SMCS

O Paraná tem mais de 1,5 milhão de pessoas completamente imunizadas contra a Covid-19. O número – 1.525.194 pessoas – foi alcançado nesta sexta-feira (9) e representa 13% de toda a população paranaense, estimada em 11,5 milhões pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e 17,2% quando se considera apenas a fatia dos vacináveis, que são as pessoas com 18 anos de idade ou mais (8.736.014 pessoas). O quantitativo contempla quem recebeu as duas doses das vacinas (CoronaVac/Butantan, Pfizer/BioNTech e AstraZeneca/Fiocruz) ou a dose única, no caso da Janssen.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), aqueles que já tomaram as duas doses pertencem a grupos prioritários: profissionais da saúde, idosos, indígenas, gestantes, forças de segurança e salvamento e quilombolas. Já a dose única foi aplicada em grupos prioritários (pessoas em situação de rua, trabalhadores do transporte coletivo e do transporte ferroviário, caminhoneiros e profissionais da saúde) e também em parte da população em geral, de 18 a 59 anos.

A última edição do plano estadual de vacinação, publicada no mês passado pela Sesa, trazia um grupo prioritário estimado em 4.931.989 pessoas. Desde final de maio e início de junho, grupos prioritários e população em geral estão sendo chamados de forma concomitante.

A meta da Sesa é imunizar 80% dos adultos, ao menos com a primeira dose ou dosagem única, até o fim de agosto, e 100% dos vacináveis até o fim de setembro. Até sexta-feira (9), quase 4,8 milhões de paranaenses (4.795.458 pessoas) já receberam a primeira dose, o que representa mais da metade da população adulta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]