• Carregando...
No Paraná, 37% das vítimas da Covid-19 não tinham comorbidade
| Foto: AEN

Boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (24) pela secretaria estadual da Saúde (Sesa) revela que, no Paraná, 37% das pessoas que morreram em decorrência da Covid-19 não apresentavam qualquer comorbidade, ou seja, doenças preexistentes como diabetes ou hipertensão, por exemplo. “A mensagem mais importante disso é que não é só quem tem comorbidade que corre o risco de morrer pela doença”, reforça a médica intensivista Mirella Cristine de Oliveira, chefe da UTI do Hospital do Trabalhador, em Curitiba.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

O dado ainda é parcial – já que trabalha com um universo menor de mortes. O dado disponível até aqui sobre o tema utiliza uma base de 350 mortos, na qual se identificou 130 pessoas sem comorbidade (37%) e 220 pessoas com uma ou mais comorbidade (63%). E o número total de óbitos por Covid-19 no Paraná, desde o início da pandemia até aqui, já atingiu 526 nesta quinta-feira (25), segundo a Sesa. A diferença de números totais de mortes ocorre porque a análise da Sesa especificamente sobre as comorbidades utiliza o número de óbitos do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), que é ligado ao Ministério da Saúde.

As idades apenas dos 350 mortos não são mostradas no boletim, mas a média de idade do total de 526 mortos é de 68 anos.

A comorbidade mais comum, entre as vítimas da Covid-19 no Paraná, é a hipertensão arterial sistêmica: 86 dos 220 mortos. Também há registros de casos de diabetes mellitus (59 casos), cardiopatia (32), doença renal crônica (30), obesidade (22), acidente vascular cerebral (21), neoplasias (19), entre outras doenças de base. Parte dos pacientes que morreram tinha mais de uma comorbidade.

“Nada do que está acontecendo, do ponto de vista de mortalidade, é diferente de qualquer outra infecção, seja infecção bacteriana ou viral: ou seja, quem é idoso morre mais, quem tem comorbidade morre mais; mas, muitos sem comorbidade também morrem. E isso é imprevisível. Vai depender da quantidade de pessoas que estão expostas ao vírus e que respondem de maneira exacerbada à infecção”, lembra a médica intensivista Mirella Cristine de Oliveira.

Boletim da Sesa também revela que, dentro do total de mortos por Covid-19 (526 nesta quinta-feira), a maioria é do sexo masculino: 62,4% são homens e 37,6% são mulheres.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]