Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Em Matinhos

Paredão de areia se forma após ressaca em praia do Paraná

Praia Matinhos
Fenômeno foi causado por fortes ventos que atingiram Matinhos. (Foto: Reprodução/RPC)

Ouça este conteúdo

Os fortes ventos e uma ressaca que atingiu o litoral do Paraná na quarta-feira (8) criaram um paredão de areia de aproximadamente dois metros de altura na Praia Brava, na cidade de Matinhos.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

A área atingida passou por um processo de engorda da faixa de areia, que foi concluída em 2022 pelo governo do Paraná. No total, 6,3 quilômetros de praia receberam mais areia para atingir até 100 metros de alargamento. Segundo o governo estadual, foram usados 3 milhões de metros cúbicos de areia que foram retirados do fundo do mar por uma draga.

Essa não é a primeira vez que esse degrau apareceu em Matinhos. Duas semanas após a engorda da praia ter sido concluída, um paredão também se criou. Isso também aconteceu em Balneário Camboriú, em Santa Catarina, que passou por um processo semelhante de alargamento da faixa de areia.

Segundo o Instituto Água e Terra (IAT), esse fenômeno de movimentação de areia é natural e “ocorre também em praias que não passaram pelo processo de engorda”. Em nota, o IAT acrescentou que a revitalização da orla de Matinhos, que inclui obras de macro e microdrenagem, “cumpriu seu papel ao segurar esse movimento que atingiu o balneário”, protegendo calçadas e ruas próximas ao mar.

Após a entrega da engorda, a responsabilidade pelo local ficou com a Prefeitura de Matinhos, que informou que vai usar uma escavadeira para corrigir o desnível da areia e garantir a segurança dos banhistas.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.