Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Projeto-piloto

Passaporte veicular digital estreia no Paraná com registro em blockchain

Iniciativa inédita no Brasil, o passaporte veicular digital começa a ser testado no Paraná e deve alcançar toda a frota até 2026.
Passaporte veicular digital começa a ser testado no Paraná e deve alcançar toda a frota. (Foto: Geraldo Bubniak/Governo do Paraná)

Ouça este conteúdo

O Paraná iniciou um projeto considerado inédito no Brasil que promete transformar a forma como veículos são registrados e acompanhados ao longo do tempo. O chamado passaporte veicular digital começa a ser testado no estado e permitirá que carros, motos e caminhões tenham uma identidade eletrônica única, baseada em tecnologia blockchain, de banco de dados descentralizado.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Desenvolvido pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) em parceria com o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), o passaporte veicular digital cria um registro digital completo do veículo, reunindo desde dados de fábrica até histórico de revisões, quilometragem, financiamentos, seguros, ocorrências e transferências de propriedade.

Na prática, cada veículo participante receberá um token exclusivo, vinculado ao número do chassi. Esse token funcionará como uma espécie de “RG” eletrônico do automóvel. Como o sistema utiliza blockchain, as informações ficam registradas de forma imutável e rastreável, o que dificulta fraudes e adulterações.

Para o diretor-presidente do Tecpar, Eduardo Marafon, o projeto é um passo estratégico para amadurecer a tecnologia antes da implantação definitiva. “O projeto-piloto é um passo determinante para garantir que a tecnologia chegue com maturidade e confiabilidade à população. Queremos entregar algo seguro, funcional e que realmente facilite a vida dos proprietários”, afirma.

Projeto-piloto do passaporte veicular digital abre inscrições

As inscrições para o projeto-piloto do passaporte veicular digital estão abertas e podem ser feitas de forma totalmente online, no site do Detran sem necessidade de deslocamento até uma unidade física. Inicialmente, a expectativa era "tokenizar" mil veículos, mas a proposta foi ampliada para permitir a participação de todos os interessados dentro do prazo. O processo é gratuito.

Segundo o presidente do Detran-PR, Santin Roveda, a segurança e a transparência estão no centro da iniciativa. “Estamos convidando os paranaenses para participar desse projeto inédito no Brasil, que irá tornar os processos mais rápidos e gerar maior confiança no acesso a informações sobre o veículo. O interessado terá seu carro tokenizado e terá fácil acesso ao Passaporte Veicular Digital nos meios digitais oficiais do Detran-PR”, destaca.

O projeto-piloto terá duração de 120 dias e será acompanhado por um comitê gestor formado por equipes técnicas das duas instituições, que vai validar etapas e entregas. As informações do passaporte veicular digital ficarão disponíveis no site e no aplicativo do Detran-PR, acessíveis mediante login do usuário.

A meta do governo estadual é implantar o passaporte veicular digital de forma definitiva até o fim de 2026, incluindo gradualmente toda a frota paranaense em um banco de dados digital ao longo de cinco anos.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.