• Carregando...
Tempo de UTI de paciente com Covid-19 é quase o triplo dos demais
| Foto: Divulgação CHC

A alta taxa de ocupação de leitos de UTI reservados para a Covid-19 em Curitiba (chegou a 83% na última quarta-feira, 24) preocupa ainda mais pela menor rotatividade destes leitos por conta do tempo de internamento de um paciente contaminado por coronavírus. Enquanto o tempo médio de permanência em UTI geral é de menos de cinco dias, um paciente com Covid-19 pode ficar até duas semanas na UTI.

RECEBA as notícias do Paraná no whatsapp

Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar, o tempo médio de permanência em UTI adulta de um paciente é de 4,5 dias. Há muitos casos, como de pós operatório, em que o paciente precisa de apenas 24 horas de cuidados intensivos. Em cirurgias cardíacas, por exemplo, o tempo de recuperação em terapia intensiva é de 48 horas. “Então, uma ocupação média de 70% dos leitos de UTI geral não é problema, não é considerada alta, porque a ocupação é bastante flutuantes”, explica o diretor da gestão em saúde da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa), Vinícius Filipak. “Já 70% a 75% de ocupação dos leitos Covid é preocupante, pois o número de novos casos e da necessidade de novos internamentos vem aumentando a cada dia e os leitos não são desocupados na mesma velocidade”, diz.

Análise da SESA com os casos registrados desde março no estado indicam que os pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão ficando, em média, 13,5 dias na UTI. A ocupação média das UTIs covid, considerando, também os pacientes internados com suspeita de contaminação pelo coronavírus, mas que testam negativo posteriormente tem sido de 9,8 dias por paciente internado. “Este é fator preocupante. Um leito de UTI Covid está podendo atender a dois ou, no máximo, três pacientes por mês. E, quanto aos pacientes internados, é difícil fazer previsão sobre quando será a alta para projetar o dia que o leito estará livre”, comenta Filipak. “E o número de casos e de novos internamentos vem crescendo. A cada 100 pacientes novos, 10 a 15 precisarão ser internados em algum momento. Se tivermos mil casos hoje, em 15 dias posso esperar pelo menos 100 novos internamentos”, conclui.

A ocupação de leitos de UTI Covid em Curitiba, neste mês, saltou de 49%, no dia 1º de junho, para 83%, na última quarta-feira, 24. O pico foi atingido na terça-feira feira da semana passada, dia 16, com 85%. Além do número de internados, a taxa de ocupação varia conforme a ativação de leitos pela Secretaria Municipal de Saúde. Nesta quinta-feira, 15 leitos do Hospital de Clínicas de Curitiba estarão à disposição do município, sendo acrescido aos 223 com os quais a prefeitura trabalha até o momento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]