• Carregando...
Eleições municipais de 2024 em Cascavel foi alvo de levantamento realizado pelo Paraná Pesquisas
Cascavelenses aprovam administração do prefeito Paranhos e do governador Ratinho Junior, mas desaprovam a do presidente Lula| Foto: Reprodução/Prefeitura de Cascavel

O instituto Paraná Pesquisas divulgou uma sondagem de opinião pública para saber em quem os eleitores de Cascavel, no oeste do Paraná, votariam nas eleições municipais de 2024. O levantamento questionou ainda sobre a avaliação em relação às administrações municipal, estadual e federal.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Na pesquisa espontânea, 16,7% disseram que, em 2024, votariam em Leonaldo Paranhos (PSC), atual prefeito de Cascavel que não poderá concorrer porque já é reeleito em mandatos consecutivos. O ex-prefeito Edgar Bueno (PDT) aparece em seguida, com 7,2% das intenções de votos, enquanto 2,8% disseram que pretendem votar no atual vice-prefeito Renato Silva (Republicanos).

Com 2,2% de intenção de voto aparece o deputado estadual Marcio Pacheco (Republicanos), seguido por 1,6% de preferência ao deputado estadual Gugu Bueno (PSD); 1,4% ao presidente da Câmara de Vereadores de Cascavel, Alécio Espínola (PSC); 1,4% no vereador Rômulo Quintino (PL) e 0,2% em Ernani Pudell (PT). A maioria das pessoas ouvidas (59,2%) disseram que não sabem ou não quiseram responder. Outros 7% informaram que votariam em branco, nulo ou nenhum candidato.

Pesquisa estimulada para Cascavel nas eleições 2024

Em três dos quatro cenários em que a pesquisa foi estimulada (são apresentados nomes dos virtuais candidatos), o ex-prefeito Edgar Bueno aparece na frente.

No primeiro cenário, com Edgar Bueno e Renato Silva, sem Márcio Pacheco (os dois últimos são do mesmo partido), 30,9% dos eleitores disseram que pretendem votar no ex-prefeito. O vice-prefeito Renato Silva recebeu 20,3% das intenções de votos; 12,2% optaram por Gugu Bueno e 7,4% em Alécio Espínola. Romulo Quintino ficou com 6,8% das intenções de voto e Ernani Pudell 2,2%. Os que não sabem ou não responderam somaram 6,2% e outros 14,1% pretendem votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos citados.

Em um segundo cenário estimulado, entre Edgar Bueno e Pacheco, 28,3% disseram que votariam no primeiro, enquanto 27,3% no segundo. Na sequência aparecem: Gugu Bueno (11,8%), Alécio Espínola (7,4%), Romulo Quintino (6,6%) e Ernani Pudell (1,8%). Do total, 10,8% responderam que votariam branco, nulo ou em ninguém e outros 6,2% não sabem ou não responderam à pesquisa.

Pelo terceiro cenário proposto, em que foram elencados os nomes de Edgar Bueno, Renato Silva, Gugu Bueno e Ernani Pudell, os eleitores fizeram as seguintes opções: 33,5% votariam em Edgar Bueno, 25,5%em Renato Silva, 14,3% em Gugu Bueno e 3% em Ernani Pudell. Não sabem ou não responderam somaram 7% e os que pretendem votar nulo, branco ou em ninguém, 16,7%.

Apoio de Paranhos inverteria intenções de voto para as eleições de 2024 em Cascavel

O Paraná Pesquisas sondou ainda a preferência do eleitorado em um quarto cenário da pesquisa estimulada: 33,3% dos eleitores disseram que votariam no vice-prefeito Renato Silva se ele recebesse o apoio de Leonaldo Paranhos.

Outros 28,7% responderam votar em Edgar Bueno se ele recebesse apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL); 15,1% votariam em Gugu Bueno se ele fosse apoiado pelo governador do Paraná Carlos Massa Ratinho Junior (PSD); e 8,2% votariam em Ernani Pudell  se recebesse o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Neste cenário, brancos, nulos ou não votariam em ninguém somaram 10,2% e 4,6% não souberam ou não quiseram responder.

Cascavelenses aprovam administração de Paranhos e Ratinho Jr., mas desaprovam Lula

Para 75,5% dos eleitores, a administração do atual prefeito Leonaldo Paranho é ótima ou boa (36,1% responderam ótima e 39,4% boa). Para 15,7% dos entrevistados é regular e, para 7,6%, é ruim ou péssima: (3,6% ruim e 4% péssima), enquanto 1,2% não souberam ou não opinaram.

Do total, 85,7% disseram aprovar a gestão de Paranhos, enquanto 11,4% desaprovaram (3% não souberam ou não quiseram responder).

A pesquisa também perguntou aos eleitores cascavelenses a impressão sobre a administração do governador Ratinho Junior e 55,53% classificaram como ótima ou boa: 13,7% dos eleitores disseram ser ótima, 41,6% disseram ser boa. Para 29,9% dos eleitores ela é regular. Outros 12% julgaram a administração estadual como ruim (6,8%) ou péssima (5,2%). Por fim, 2,8% não souberam ou não quiseram opinar.

Entre os eleitores de Cascavel, 73,5% dos entrevistados aprovam a gestão de Ratinho Junior e 21,1% desaprovam; 5,4% não souberam ou não quiseram opinar.

Por fim, o Paraná Pesquisa indagou os eleitores sobre os primeiros seis meses da nova gestão do presidente Lula. Avaliações de ótimo ou bom somaram 23,3% (7,6% ótima e 15,7% bom). Totalizou em 25,7% os que disseram ser regular e 48,2% disseram ser ruim ou péssima (10% ruim, 38,2% péssima). Não souberam ou não responderam 2,8%. Em resumo, 35,1% disseram aprovar a administração do governo Lula e 59,2% desaprovam. Houve 5,8% que não souberam ou não quiseram responder.

Dados da pesquisa

A pesquisa ouviu 502 eleitores de Cascavel. O levantamento dos dados foi feito entre os dias 30 de junho e 3 de julho de 2023. O Paraná Pesquisas é registrado no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região, sob o nº 3122/23. A amostra representativa do município de Cascavel atinge um grau de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 4,5 pontos percentuais para os resultados gerais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]