Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Sondagem

Pesquisa em Londrina mostra cenário de indecisão para as eleições municipais de 2024

Londrina tem cenário bastante indefinido para as eleições 2024
Londrina tem cenário bastante indefinido para as eleições 2024. (Foto: Roberto Dziura Jr/AEN)

Ouça este conteúdo

Assim como em Curitiba, o cenário para as eleições 2024 ainda são de bastante indefinição em Londrina. Levantamento feito pela Paraná Pesquisas mostra que 78% dos 469 eleitores ouvidos na cidade entre os dias 16 e 19 de junho ainda não sabem em quem votariam para prefeito. De acordo com o instituto, a margem de confiança da pesquisa, a probabilidade de o levantamento retratar a realidade, é de 95%, e a margem de erro é de 4,6 pontos percentuais.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Na pesquisa espontânea, os indecisos lideram, com 78% das intenções de voto. O prefeito Marcelo Belinati (PP) aparece com o maior percentual entre os nomes indicados pelos entrevistados, com 10,4% das intenções de voto. Como ele está exercendo o segundo mandato à frente da prefeitura de Londrina, não poderia concorrer novamente pelo mesmo cargo. Na sequência, 7% dos entrevistados não quiseram apresentar nenhuma opção de voto.

A lista da pesquisa espontânea segue com outros nove nomes, todos abaixo de 1% na pesquisa: André Trindade (Podemos), com 0,6%; Boca Aberta (Pros), com 0,4%; Filipe Barros (PL), com 0,4%; Tiago Amaral (PSD), com 0,4%; Alex Canziani (PSD), com 0,2%; Barbosa Neto (PDT), com 0,2%; Fernando Moraes (sem partido), com 0,2%; Luisa Canziani (PSD), com 0,2%; e Marco Brasil (PP), com 0,2%.

Filipe Barros lidera em cenários de pesquisa estimulada

O instituto trabalhou com três cenários de pesquisa estimulada, na qual os nomes de possíveis candidatos são apresentados aos entrevistados. No primeiro destes cenários, Filipe Barros aparece em primeiro, com 24,5% das intenções de voto. O deputado federal é seguido por Tiago Amaral (15,4%), Barbosa Neto (14,7%), Marco Brasil (8,3%), André Trindade (5,8%), Lenir de Assis (PT) (5,3%) e Fernando Moraes (2,8%). Votos brancos e nulos somaram 16%, e 7,2% dos entrevistados se disseram indecisos.

No segundo cenário levantado pela Paraná Pesquisas, Filipe Barros segue na liderança, com 27,5% das intenções de voto. Na sequência aparecem os nomes de Barbosa Neto (14,3%), Alex Canziani (12,6%), Marco Brasil (9%), Lenir de Assis (5,5%), André Trindade (5,3%) e Fernando Moraes (3%). Os indecisos representam 6,6% dos entrevistados, e os votos nulos e em branco foram a opção de 16,2% dos londrinenses ouvidos na pesquisa.

O terceiro e último cenário de pesquisa estimulada também traz Filipe Barros em primeiro lugar, com 28,1%. Completam a lista os nomes de Barbosa Neto (15,4%), Luisa Canziani (9,8%), Marco Brasil (8,7%), André Trindade (5,8%), Lenir de Assis (5,3%) e Fernando Moraes (3,2%). Votos brancos e nulos somaram 17,9% neste cenário, e os indecisos correspondem a 5,8% dos entrevistados.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.