• Carregando...
Carteira de Identidade – RG
Carteira de Identidade – RG| Foto: Polícia Civil do Paraná

Quem pretende emitir a Carteira de Identidade no Paraná precisa ficar atento a golpes. O alerta é da Polícia Civil, que investiga fraudes em sites que operam como despachantes virtuais para a emissão do Registro Geral (RG). A corporação enfatiza que os únicos canais para agendamento de atendimento para emissão tanto da primeira quanto da segunda via do RG são os sites da Polícia Civil e do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR), órgão da corporação responsável pela emissão do documento.

RECEBA NOTÍCIAS DO PARANÁ NO WHATSAPP

A fraude vem aumentando diante da dificuldade da população de conseguir agendamento para emissão do RG. O serviço foi retomado em 9 de agosto, após ajustes no sistema durante a pandemia. Por dia, o IIPR está liberando apenas 149 agendamentos para Curitiba no site. A pouca quantidade de agendamentos diários não atende a demanda, se esgota em poucos minutos, o que atrasa o atendimento.

O golpe do RG acontece justamente quando a população busca uma via alternativa para obter o documento diante da dificuldade de atendimento no IIPR. Sites que operam como despachantes de documentos oferecem o agendamento rápido a partir de cobrança de uma taxa - lembrando que a emissão da primeira via pelo Instituto de Identificação é gratuita e a segunda via custa R$ 38,30.

Após pagar o serviço nos falsos despachantes, a pessoa só descobre a farsa quando vai a um dos postos do IIPR e é informada de que o atendimento não está agendado. A Polícia Civil reforça para outros riscos do golpe. Como a pessoa cede dados como número do CPF, nome e endereço, há possibilidade de essas informações serem usadas em outras fraudes.

Fique atento!

Para não ser vítima do golpe, o Instituto de Identificação orienta as pessoas a buscarem atendimento exclusivamente em dois links: o da Polícia Civil no https://www.policiacivil.pr.gov.br/ ou do IIPR no link http://www.institutodeidentificacao.pr.gov.br/.

"Não confie em qualquer outro site que prometa fazer o agendamento para emissão da 1ª ou 2ª via do documento", reforça a Polícia Civil, ressaltando para a população ficar atenta a sites com terminações .COM, .NET e .ORG. Por ser um órgão oficial, tanto a Polícia Civil quanto o IIPR têm terminação .GOV.

Por fim, deve-se estar atento às informações das guias de cobrança da taxa, que no caso dos órgãos oficiais só é cobrada na segunda via do RG, no valor de R$ 38,30. As guias emitidas em nome do estado do Paraná são destinadas ao Funesp (Fundo Especial de Segurança Pública).  Os boletos emitidos em sites não oficiais normalmente tem como beneficiários órgãos bancários ou de vendas na internet.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]