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Ponte de Guaratuba
Instalação das vigas longarinas permite melhor visualização do trajeto da Ponte de Guaratuba, no litoral do Paraná.| Foto: Jonathan Campos/AEN

Com 35,3% das obras executadas, a Ponte de Guaratuba passou a receber, nos últimos dias, as vigas longarinas de concreto sobre as estacas fixadas no leito do canal entre Guaratuba e Matinhos, no litoral do Paraná. As estruturas vão sustentar as futuras pistas de trânsito de veículos e pessoas nos mais de 1,2 mil metros de extensão.

Com as longarinas instaladas, é possível visualizar o trajeto da ponte que substituirá a travessia pelo ferry-boat. Além das pistas para carros, motos e caminhões, a Ponte de Guaratuba contará com ciclovias nas calçadas, faixas de segurança, barreiras rígidas de concreto e guarda-corpo. No ritmo das obras, a expectativa do Consórcio Nova Ponte, responsável pela construção, é que a ponte esteja concluída em abril de 2026.

2025 deve ser o último ano sem a Ponte de Guaratuba no litoral

Em uma vistoria realizada nesta terça-feira (21), diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), Fernando Furiatti, avaliou que 2025 pode ser o último ano com a travessia aquática regular entre Guaratuba e Matinhos. Ao todo, o Governo do Paraná está investindo R$ 386,9 milhões na Ponte de Guaratuba.

“Talvez seja o último ano que a gente faça a travessia do ferry-boat. A gente precisava da ponte e enfrentamos diversos desafios. Muita gente contra, mas como somos mais fortes e muita gente também está a favor, conseguimos chegar hoje nos 35% de execução da obra. Temos a certeza de que em abril de 2026 vamos entregar essa obra”, destacou.

Ponte de Guaratuba
Vista aérea do trajeto da Ponte de Guaratuba.| Jonathan Campos/AEN

Até esta terça-feira foram instaladas 29 das vigas longarinas. A expectativa dos responsáveis pela obra é que até o fim de janeiro mais de 50 dessas estruturas estejam posicionadas sobre as estacas. Nas contas do DER/PR, mais da metade das 64 estacas de sustentação da ponte foram concretadas até o momento.

Em conjunto à construção da ponte, no lado de Guaratuba está sendo realizada uma obra de contenção do Morro das Caieiras. De acordo com o DER/PR, a técnica empregada no local para garantir a solidez estrutural do morro é a de solo grampeado.

Durante a vistoria, o diretor de contrato da Ponte de Guaratuba, Luciano Pizzatto, apresentou os processos e detalhou o andamento das obras. “Recebemos com grande alegria a visita das entidades que representam o setor de Engenharia do Paraná, em que tivemos a oportunidade de compartilhar conhecimento e informações a respeito do projeto da ponte de Guaratuba”, disse.

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