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Dos cinco traçados apresentados no Evtea, consórcio vencedor vai validar ou propor mudanças nos três mais viáveis
Dos cinco traçados apresentados no Evtea, consórcio vencedor vai validar ou propor mudanças nos três mais viáveis| Foto: Divulgação/DER/PR

Um consórcio formado pelas empresas Maia Melo Engenharia, de Pernambuco, e Enescil Engenharia de Projetos, de São Paulo, teve a melhor avaliação para a elaboração dos estudos preliminares de engenharia e Estudos de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) para construção da ponte de Guaratuba e acessos, no Litoral do Paraná.

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A abertura das propostas de preço de seis dos sete consórcios (um foi desqualificado) que disputavam a licitação foi feita nesta sexta-feira (23) pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). A concorrência foi feita na modalidade Seleção Baseada na Qualidade e Custo (SBQC), com o vencedor sendo definido de acordo com as melhores propostas de preço e técnica.

O consórcio Maia Melo-Enescil teve a terceira melhor nota na proposta técnica, mas foi melhor avaliado porque, além de ficar próximo da pontuação dos outros dois consórcios melhores colocados no quesito, apresentou preço menor - cerca de R$ 3,6 milhões, incluindo impostos.

Segundo o DER/PR, agora o consórcio vencedor será convocado para negociação do contrato. Em seguida, o resultado será avaliado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que financia a obra por meio de parceria com o governo do estado. Se não houver objeções, será publicado o resultado final da licitação e terão início os trâmites internos para contratação, que, por se tratar de um consórcio, deverão ser mais complexos e demorados que no caso de apenas uma empresa, de acordo com o DER/PR.

A partir da assinatura do contrato e da emissão da ordem de serviço, o prazo para finalização dos estudos será de 14 meses. O EIA/Rima terá como base o Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (Evtea) da ponte de Guaratuba, que foi já concluído e aprovado pelo DER/PR.

Cinco alternativas de traçado foram apresentadas no Evtea e o consórcio Maia Melo-Enescil vai validar ou propor alterações para as três mais viáveis, com o objetivo de apontar a melhor solução para a obra dos pontos de vista ambiental e técnico. Após o EIA/Rima e os estudos preliminares de engenharia, o DER/PR vai licitar a elaboração do projeto básico e executivo de engenharia da ponte, o que deve acontecer ainda em 2022.

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