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A temporada veranista de 2025-2026 é considerada pelo governo do Paraná como a última que terá como protagonista o ferry boat - a balsa que faz a travessia litorânea entre Guaratuba e Matinhos. Tendo chegado a 50% da execução, a ponte de Guaratuba tem entrega marcada para abril de 2026. Com a ligação rodoviária entre os municípios, a travessia que pode durar até duas horas com balsa marítima será trafegada em poucos minutos.
"Esta será a última temporada do ferry boat. Por muitos anos ele deu a contribuição dele, foi importante para o Litoral, mas a partir de abril teremos uma ponte pronta e moderna para servir os municípios de Guaratuba e Matinhos", disse o secretário paranaense de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.
Na conclusão, a nova estrutura terá quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras rígidas de concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo. A construção da ponte de Guaratuba é anunciada como uma das maiores intervenções em execução no Paraná, ao valor de R$ 386,9 milhões provenientes dos cofres do governo estadual, e configura como uma das principais "vitrines" do governo de Ratinho Junior.
De acordo com o governador Ratinho Junior (PSD), que encabeçou uma festa política em Guaratuba no canteiro de obras da ponte, na última quinta-feira (feriado de 1º de maio), são de 600 a 700 trabalhadores diariamente no empreendimento.
Empreendimento no litoral do Paraná soma 2 mil toneladas de aço
Com o avanço das obras, é possível visualizar parte do traçado da ponte, que terá 1.244 metros de extensão. Do início da obra até este que é considerado um momento de alcance de metade da ponte foram utilizadas mais de 2 mil toneladas de aço e 14 mil metros cúbicos de concreto.
O trecho estaiado é considerado como a parte mais complexa da obra. Conforme divulgação do governo estadual, as torres principais - que darão sustentação aos cabos de aço da ponte - estão com suas fundações e pilares concluídos. Agora, as equipes concentram esforços na construção da chamada aduela de partida, uma estrutura que funciona como ponto inicial para a construção do tabuleiro da ponte.
Das 64 estacas previstas para toda a ponte, 47 foram concluídas, sendo 16 no trecho estaiado e 31 no trecho pré-moldado. As estacas funcionam como as raízes da ponte, garantindo sustentação no fundo da baía. Na parte da ponte chamada de mesoestrutura, 10 travessas foram finalizadas, de um total de 22. Já na superestrutura, 81 vigas longarinas foram fabricadas e 62 delas instaladas na ponte.

O tabuleiro da ponte também avança, conforme a divulgação oficial do empreendimento. Foram concretadas seis lajes (30% do total previsto para o trecho pré-moldado), que formarão o piso por onde os veículos transitarão.
Os acessos à ponte em ambos os lados da baía também recebem atenção especial. Em Guaratuba, estão sendo executados trabalhos de contenção, com técnicas avançadas como solo grampeado, estacas-raiz e tirantes. Já em Matinhos, foi finalizado o desvio provisório que coincidirá com o futuro acesso a Cabaraquara, além da continuidade dos serviços de terraplenagem e drenagem.
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Ponte de Guaratuba em tempo real
Câmeras de videomonitoramento permitem o monitoramento da obra na ponte de Guaratuba. As imagens são disponibilizadas ao público a partir de uma página dedicada pelo governo do Paraná. Clique aqui para conferir.
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