
Ouça este conteúdo
A etapa principal da construção da Ponte de Guaratuba começou nesta terça-feira (30), após a emissão da licença de instalação pelo Instituto Água e Terra (IAT) e de uma nova ordem de serviço. O Consórcio Nova Ponte, vencedor da licitação para a construção da ponte, tem prazo de 24 meses para concluir a obra, que vai custar R$ 386,9 milhões ao governo estadual.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
Em outubro do ano passado, o IAT havia emitido uma licença prévia para a construção da ponte. A partir daí, o consórcio havia instalado um canteiro industrial de apoio à obra principal.
O corte de árvores nativas e exóticas que estão em uma Área de Preservação Permanente também foi autorizado para que o canteiro pudesse ser instalado. O parecer do IAT determinou que espécies ameaçadas de extinção não podem ser cortadas. Após a conclusão da obra, o IAT ainda terá de emitir uma licença de operação. Só então a ponte poderá ser utilizada para o tráfego.

Início das obras teve cerimônia com Ratinho Jr.
Nesta terça (30), o governador Ratinho Jr. (PSD) foi até Guaratuba para dar início às atividades da perfuratriz que será usada para a concretagem da base de sustentação da ponte. O número de funcionários atuando na obra deve passar de 100 para 600.

A estrutura terá 1.244 metros de extensão, com quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras rígidas em concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo nas extremidades. No total, o complexo viário da ponte terá 1.826 metros, incluindo acessos em Guaratuba e Matinhos.
VEJA TAMBÉM:
- Malha de transporte é principal gargalo da infraestrutura para 80% do empresariado

- Eleições e insatisfação do setor produtivo devem culminar em reforma do secretariado de Ratinho Jr.

- Pesquisa mostra se eleitores votariam ou não em possíveis candidatos a presidente em 2026

- Túnel para resolver problema crônico da BR-101 é estimado em R$ 1 bi e tem impasse na construção




