
Ouça este conteúdo
O verão no Paraná não se limita ao litoral e as praias de Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná ou Ilha do Mel. A mais de 700 quilômetros dali, em Porto Rico, na região noroeste do estado, na divisa com o Mato Grosso do Sul, também há praias. Elas não são banhadas pelo mar, é claro, mas as praias de água doce do Rio Paraná se tornaram destinos dos mais visitados durante a alta temporada.
A população da cidade não passa de 3 mil habitantes. Entretanto, durante o verão, é normal que Porto Rico receba mais de 20 mil pessoas por dia. Os turistas preferem as praias, mas também encaram passeios de barco, mergulho e pesca esportiva. Sem contar os parques aquáticos, cada vez mais comuns na região.
Mas de fato o que faz sucesso na cidade são as praias. E tem opção para todos os gostos. A mais badalada é a praia de Santa Rosa, também conhecida como Prainha, localizada em uma ilha no rio Paraná e a poucos minutos de barco do píer da cidade. São centenas de metros de faixa de areia com estrutura de lanchonetes, cadeiras, banheiros públicos e aluguel de barracas.
A praia da Carioca tem outra proposta. Mais reservada, é quase um refúgio. Com águas calmas, os mergulhos são uma boa opção. Por ser mais tranquila e menor, o local não tem a mesma estrutura da Prainha, o que exige que os visitantes levem equipamentos e alimentação para aproveitar a praia.
Na mesma linha da Carioca, a praia Cabeça da Ilha Mutum tem como principal atrativo a piscina natural — isso quando tem a baixa do rio. O local dá aos turistas belas vistas do rio Paraná e da costa noroeste. E por ser mais reservada, também não tem estrutura para receber os visitantes.

Para acomodar os turistas na alta temporada, Porto Rico vem passando por uma transformação imobiliária, com a construção de condomínios residenciais e abertura de pousadas e hóteis. Além disso, nos últimos anos houve investimentos em estrutura para ancorar barcos e lanchas que ligam as ilhas à cidade.
Com o aumento da visitação em Porto Rico, o governo do Paraná colocou a cidade como um dos pontos fixos para receber estrutura do programa Verão Maior, com atividades de esporte, lazer, recreação e serviços. No palco montado na cidade também há uma programação de shows em janeiro:
- 2/1 – Léo & Gabriel
- 2/1 – Orquestra Viola Caipira Bicho do PR
- 9/1 – Jota Jr. e Rodrigo
- 16/1 – Kauanzinho
- 23/1 – Grupo Deixa Clarear
- 30/1 – Marcus e Dalto
São Pedro do Paraná e Marilena também tem praias de água doce
As praias de água doce no rio Paraná não se limitam a Porto Rico. A poucos quilômetros dali, em São Pedro do Paraná, as praias também fazem sucesso. Além da prainha na beira do rio, a ilha Mineira é o principal destino, com uma grande faixa de areia e estrutura completa para receber os visitantes.

Um pouco para frente, o turista chega à cidade de Marilena, onde o rio Paraná se encontra com o rio Paranapanema, agora na divisa tríplice com São Paulo e Mato Grosso do Sul. Além da prainha no Porto Maringá, um passeio considerado imperdível é exatamente ir de barco até o encontro dos rios.
E da mesma forma como ocorre em Porto Rico, o programa Verão Maior leva estrutura de lazer e esportes para Marilena e São Pedro do Paraná. Nesta também há programação musical para janeiro:
- 3/1 – Grupo União do Samba
- 3/1 – Gustavo Toledo e Gabriel
- 10/1 – Banda Garrafão
- 17/1 – Bia Soczek
- 24/1 – Banda Brasil Sul
- 31/1 – Etcheverry Santi e Banda
VEJA TAMBÉM:








