
Ouça este conteúdo
Distante da Rodovia das Cataratas, principal corredor turístico de Foz do Iguaçu (PR), por onde transitam milhares de turistas que chegam de diferentes localidades do mundo, a prainha de Três Lagoas refresca os finais de semana da população que vive na cidade e região. Terminal turístico banhado pelo Lago de Itaipu, o local é um dos únicos pontos de lazer gratuitos do município.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
A prainha fica no bairro que dá nome ao balneário de água doce e reúne famílias inteiras ao som de ritmos musicais diversos, sob temperaturas extremamente altas. Enquanto os adultos passam o tempo conversando ou jogando baralho, as crianças têm espaço para jogar bola, correr na grama e se banhar nas águas do reservatório. É uma alternativa para quem não tem piscina em casa e quer descansar e socializar nas folgas semanais.
Apesar de ostentar um PIB (Produto Interno Bruto) elevado, de quase R$ 20 bilhões em 2025, Foz do Iguaçu padece com uma profunda desigualdade social. Cerca de 21,5 mil famílias sobrevivem do Bolsa Família. E é nesse contexto que a prainha de Três Lagoas se torna refúgio para suprir a demanda por lazer acessível e, razoavelmente, seguro.

Prefeitura reforça faixa de areia e disponibiliza sinal de internet na prainha
Todos os anos, a prefeitura de Foz do Iguaçu tem de investir na revitalização do espaço, que sofre constante ação de vândalos durante a temporada e, principalmente, fora dela. Além da retirada de lixo e mato que cresce ao longo do ano, as churrasqueiras de uso coletivo precisam ser refeitas a cada temporada, assim como as quadras de areia e parquinhos.
Nesta estação, a temporada iniciou no dia 20 de dezembro e a frequência vem se mantendo alta durante todos os dias da semana. A novidade desta administração foi a disponibilização do sinal de internet gratuito em todo perímetro e reforço na faixa de areia da orla. A prainha funciona de segunda a segunda, das 8h às 18h e, conforme o boletim de balneabilidade, a água apresenta excelente qualidade para banho.
Praias artificiais são opção em outros municípios da região de Foz
Além do Foz do Iguaçu, é possível encontrar estruturas de praias artificiais no Lago de Itaipu com boa infraestrutura para lazer, esportes e eventos nos municípios de Santa Terezinha de Itaipu, Missal, Itaipulândia, São Miguel do Iguaçu, Entre Rios do Oeste e Marechal Cândido Rondon.
O balneário de Santa Terezinha liberou este ano um espaço para camping. Os frequentadores podem acampar todas as sextas e sábados, com saída no domingo. A regulamentação atende a um desejo antigo dos moradores e reforça o terminal como um dos destinos mais procurados da região durante o verão.





