O primeiro trator agrícola acessível do mundo produzido por uma montadora foi lançado, oficialmente, nesta segunda-feira (14). O trator modelo TL5 Acessível, da New Holland Agriculture, marca da CNH Industrial, produzido na fábrica de Curitiba (PR), é destinado a pessoas com deficiência motora nos membros inferiores, que possibilita o manuseio de maneira independente nas atividades no campo.
Receba as principais notícias do Paraná pelo Whatsapp
Apresentado pela primeira vez como um trator conceito em feiras agrícolas, em 2020, o projeto começou a ser desenvolvido ainda em 2019 pela New Holland, que chegou ao produto final em parceria com a empresa de mobilidade inclusiva Elevittá, a Arteprima e o Senai de São Leopoldo (RS).
Na visão do vice-presidente da New Holland Agriculture para a América Latina, Eduardo Kerbauy, possibilitar a geração de emprego e a inserção de pessoas com deficiência ou movimentação restrita no mercado de trabalho foram as motivações necessárias para que o projeto ganhasse impulso.
“Esse é apenas o ponto de partida. A inclusão, em diferentes frentes, é primordial para o sucesso de um país. Nós estamos fazendo a nossa parte com a certeza que muita coisa vai melhorar a partir daqui. Ver um projeto concluído, que teve participação de um cadeirante durante todo o processo, é a garantia de que o resultado é aquilo que buscamos. O agro é mais do que o motor da economia, é um pilar social e podemos confirmar isso hoje”, ressaltou Kerbauy.
Trator acessível vai além de possíveis lucros
Para o diretor de Marketing de Produto da New Holland para a América Latina, Flávio Mazetto, a segurança do operador foi um dos pilares para a produção do trator. Além disso, ele ressalta que a máquina atende uma necessidade premente de muitos agricultores. “A nossa maior preocupação era melhorar a experiência do cliente, e para isso, deveríamos ter muita atenção com a segurança de quem está no comando”, explicou.
Mazetto revela que foram inúmeros os desafios durante todo o processo, especialmente no que diz respeito à parcerias. Isso porque o produto vai muito além das vendas e do possível lucro, mas buscou ser uma referência futura de qualidade, confiança e garantia de proteção para o usuário.
“O propósito da marca é atender todas as necessidades do cliente, esse passou a ser o nosso foco. É muito mais que venda e lucro, é realmente compreender o que o público precisa para conseguir trabalhar. É, de fato, um propósito para trazer qualidade na vida pessoal e profissional”, enfatizou Mazetto.
Recomeço graças à tecnologia
O agricultor Fernando Dalmorin sofreu um acidente de trabalho há quase dois anos e, desde então, não enxergava a possibilidade de retornar ao trabalho no campo, muito por conta da falta de acessibilidade. Com as possibilidades abertas pelo trator acessível, Dalmorin agora faz planos. “Após sofrer o acidente, não tinha mais o que fazer da vida. Não havia qualquer estrutura montada para retomar o meu trabalho. Com esse trator eu volto a ter a opção de realizar aquilo que nasci para fazer e abrem-se diversas possibilidades. Eu me criei no campo e ver esse avanço é fundamental para desenvolver nosso trabalho”, disse.
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad
Segurança pública: estados firmaram quase R$ 1 bi em contratos sem licitação
Franquia paranaense planeja faturar R$ 777 milhões em 2024
De café a salão de beleza, Curitiba se torna celeiro de franquias no Brasil
Eduardo Requião é alvo de operação por suspeita de fraudes em contratos da Portos do Paraná
Deixe sua opinião