Governo do Paraná cogita privatizar a Ferroeste
- [07/07/2019] [18:00]

- [07/07/2019] [18:00]
“É o jeito.” Assim o diretor-presidente da Ferroeste, André Luiz Gonçalves, respondeu quando foi questionado pela Gazeta do Povo sobre a possibilidade de vender as operações da empresa estatal, responsável, entre outros negócios, por um ramal ferroviário entre Cascavel e Guarapuava. Para ele, as perguntas a serem respondidas são como e quando. À frente da gestão, ele reconhece que o poder público não dispõe dos recursos necessários para fazer o que a iniciativa privada seria capaz de realizar, com resultados melhores.
RECEBA notícias pelo messenger do Facebook
A empresa estatal não tem maquinário adequado nem a agilidade esperada na operação. Segundo Gonçalves, está se virando com a estrutura disponível, que é a mesma das gestões anteriores, tanto de pessoal como de equipamentos. “Temos ativos muito antigos”, lamenta. Em 2015, a Ferroeste comprou equipamentos, mas eram todos usados e não puderam ser aproveitados a contento. O diretor-presidente comenta que não há perspectiva de novas aquisições.
A estatal opera usando menos de 20% da capacidade da linha férrea. Hoje a Ferroeste luta para não dar prejuízo. Em todos os anos, desde o início da operação, em 1996, a receita foi menor do que a despesa. Com algumas mudanças pontuais na gestão, 2019 pode ser o primeiro ano a fechar no azul. Os números até maio são positivos, apontando, por enquanto, para superávit. Mas em 2018, por exemplo, foram R$ 13,7 milhões negativos. Ao longo dos últimos 12 anos, foram R$ 115 milhões acumulados de déficit. Nesse cenário, a perspectiva de dar lucro em 2019 é animadora.
Num paralelo pra lá de antiquado, Gonçalves disse que a gestão está focada em “enfeitar a noiva e aí botar para casar”. O diretor-presidente concorda que a Ferroeste está caminhando no mesmo sentido do que está acontecendo com a Infraero, estatal federal do setor aeroportuário que, ao longo dos últimos anos, foi cedendo para a iniciativa privada o direito de operação dos principais aeroportos. “Melhor ser gestora de concessões e subconcessões e não operadora”, diz. Ele comenta ainda que o assunto privatização da Ferroeste foi discutido durante a transição de gestão, no final do ano passado. “Está na mesa do governador. É uma decisão de governo”, resume.
Atualmente, a Ferroeste está encurralada. Não cumpriu o papel de promover o desenvolvimento regional, ao não garantir o escoamento da safra agrícola da região Oeste. Gonçalves lembra que um dos trechos mais produtivos do Paraná, a Oeste de Cascavel, não é servido por ramais férreos. A estatal não tem capacidade de investimento nem poderia aumentar a malha, sob pena de não conseguir fazer a operação.
Sendo assim, a Ferroeste atualmente se concentra nas duas diretrizes que podem impulsioná-la: o estudo de viabilidade técnica da ligação Dourados(MS) – Paranaguá e a proposta de um ramal ferroviário de Foz de Iguaçu a Cascavel. Um dos objetivos é atrair cargas de outros estados brasileiros e de outros países, como a soja paraguaia. Atualmente, a maior parte da produção do país vizinho desce o Rio Paraná de barcaça. O transporte fluvial é mais barato, mas normalmente as embarcações fazem o retorno vazias. Percorrem 2,2 mil quilômetros quando poderiam circular por 700 quilômetros, se o trajeto fosse feito de trem.
A Gazeta do Povo questionou o governo do Paraná sobre uma eventual privatização da Ferroeste. A resposta foi de que a possibilidade não está descartada, tendo em vista a “tendência mundial de que as operações fiquem no setor privado”. Sendo assim, “o governo avalia, sim, privatizar a Ferroeste, mas não sabemos quando isso irá acontecer”. Com relação a outras empresas públicas, como a Copel Telecom e a Compagás, o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) já deixou clara a intenção de vender as operações.
Comentários [ 18 ]
Geraldo F.
± 1 horas
Tudo que o (des)governo bota a mão não funciona, temos ahi a Petrobras e as empresas de energia para provar, deveria ficar somente na sua atividade principal garantir segurança, saúde e educação para a população. Pagamos a gasolina, gás e energia mais cara do mundo graças aos nossos incompetentes governantes afinal o petróleo é nosso e a roubalheira é deles.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
F.H.O
± 1 horas
Se Bolsonaro ganhasse as eleições a economia melhoraria. Se a reforma da previdência passasse melhoraria. Agora querem vender todas as estatais na esperança de melhorar? Não caio mais nessa.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Klin
± 1 horas
O Estado já provou que não tem condições de manter e ampliar a malha ferroviária. Privatização é a solução.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
JULIANO MACHADO OLIVETTE
± 1 horas
O Governo não tem a menor condição de comprar uma quantidade razoável de novos vagões e locomotivas novas. Também não consegue viabilizar infraestrutura para o embarque das cargas. Estamos falando de pelo menos R$ 300 milhões que precisam ser desembolsados, e o Estado tem condições zero de empenhar esses valores. Para quem faz a critica de que uma só operadora faz o trecho, é praticamente regra no setor ferroviário, omde quem administra o techo, o opera com as cargas.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
STF
± 1 horas
Falam muito em ferrovias, mas de que adianta se só uma empresa opera? Eles balizam o frete com o transporte rodoviário. Deixam só um pouquinho mais barato. Monopólio público ou privado só serve para explorar a população.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Marcus Pinheiro Machado
± 2 horas
quem é contra deve ter parente ,familiares ou amigos "trabalhando ,ou empregados " nesse cabide de emprego
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
ADERVAL C FORSTER
± 2 horas
Governos são incompetentes para gerir tudo o que produz. Tem que fechar as porcarias e vender o que trabalha e produz algo bom. Tem que fingir que sabe governar e vender tudo, só tudo. Além de incompetentes governos são corruptos, vide o anterior (preso e solto por outro juiz corrupto totalmente)
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
marcelo bergerson
± 2 horas
Onde o estado se envolve a burocracia se instala o custo sobe e cessa o desenvolvimento. Quanto menos presença melhor.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
JBN
± 41 dias
Concordo em privatizar, mas deixar a Rumo levar mais essa estaríamos na mão da uma única empresa detentora de quase toda a malha privatizada brasileira mais uma vez.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
EDUARDO SABEDOTTI BREDA
± 41 dias
Eis a prova do quanto a máquina estatal prejudica a sociedade ao se meter onde nunca deveria ter entrado. A região oeste está desesperada por melhorar o modal de carga e no meio do caminho há um trecho administrado pelo Estado com apenas 20% de utilização de sua capacidade de transporte. Espero que um dia possamos declamar os versos de Carlos Drummond de Andrade!: "No meio do caminho tinha uma pedra. Tinha uma pedra no meio do caminho". E dizer que a Ferroeste é passado. E ainda tem quem defenda as estatais.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Marcelo Martins
± 41 dias
Aproveita e privatiza a sanepar e a copel também!!!
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
EAP
± 41 dias
Demorou, essa estrovenga do Requião sempre deu prejuízo aos cofres do estado, então vc contribuinte sempre pagou por isso.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Marcos Ctba
± 41 dias
Antes tarde do que nunca, e aproveitem e privatiza a Compagás também. Urgente.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Arno Käfer
± 41 dias
O Estado tem que cuidar da saúde, da educação e da segurança das pessoas. De resto, só acompanha, orienta e fiscaliza, deixe que os empreendedores façam o resto. Que retornem os trens " a mil ", transportando coisas e pessoas.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Marcelo
± 41 dias
Boa ! Privatizar já !
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Elias Quadros
± 41 dias
vender até a mãe e torrar a grana com os comparsas!
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
LAERTE EMILIO
± 42 dias
deve ser privatizada para evitar o uso da empresa para apaniguados políticos, com altos salários, excesso de funcionários, com difícil gestão, principalmente da presença dos mesmos no trabalho..Teresa Tatcher, a dama de ferro da inglaterra ,modernizou o sistema trabalhista inglês que se via envolto em constantes revindicações e greves,como exemplo de boa gestão...
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Arno Käfer
± 41 dias
Margareth Tatcher é a Dama de Ferro. Tereza May é outra dama inglesa ( Primeira Ministra que renunciou recentemente) que abriu caminho para salvar a Inglaterra daquele lixo que vai virar a Europa com aquela esquerdalha de lá transformando o Velho Continente num reduto muçulmano ...
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso