Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Renato Freitas

Conselho de Ética define datas para ouvir testemunhas em processo que envolve deputado do PT

Depoimentos de defesa de Renato Freitas estão agendados para segunda-feira (27), no Conselho de Ética da Alep.
Depoimentos de defesa de Renato Freitas estão agendados para segunda-feira (27), no Conselho de Ética da Alep. (Foto: Valdir Amaral/Alep)

Ouça este conteúdo

Foram agendados para as 9h de segunda-feira (27) os depoimentos das testemunhas do deputado estadual Renato Freitas (PT) ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Freitas - que responde uma representação disciplinar movida contra ele pelo presidente do Legislativo estadual, deputado Ademar Traiano (PSD). Enquanto era vereador de Curitiba, Renato Freitas chegou a ter o mandato cassado pelo Conselho de Ética e, na sequência, pelo plenário da Casa, por quebra de decoro, após ter invadido a Igreja do Rosário, no Centro Histórico da capital paranaense. Após liminar do STF, Freitas restabeleceu o mandato na Câmara de Vereadores.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Tendo assumido o primeiro mandato como deputado estadual neste ano, Freitas coleciona polêmicas na Alep. O caso mais recente passou a ser analisado pelo Conselho de Ética da Casa após denúncia feita por Traiano. O deputado petista chamou o presidente da Alep de corrupto, aos berros e por diversas vezes, durante sessão plenária no dia 9 de outubro.

Freitas e Traiano batem boca na Alep from Gazeta do Povo on Vimeo.

A data dos depoimentos das testemunhas de defesa foi confirmada após reunião no fim da tarde da segunda-feira (20). Os nomes das testemunhas devem ser apresentados à comissão até esta terça (21). “Nós estamos deliberando sobre um fato muito importante, que pode levar até à cassação do deputado Renato Freitas. Então, nós temos de garantir o contraditório e a ampla defesa”, disse o presidente do Conselho, deputado Delegado Jacovós (PL).

O relator, deputado Matheus Vermelho (PP), terá um prazo de cinco sessões ordinárias para apresentar parecer final, que seguirá para votação. A decisão pode ser desde o arquivamento da denúncia até a aplicação de sanções, dentre elas a cassação do mandato do petista.

A expectativa é que o processo seja concluído antes do recesso parlamentar, no fim do ano.

O advogado que representou Freitas na reunião desta segunda-feira, Guilherme Gonçalves, disse que a defesa pretende ouvir em torno de cinco testemunhas. “Além disso, vamos pedir a juntada de alguns pronunciamentos e debates que existiram aqui na Assembleia nesta legislatura. O objetivo é provar que aquele tipo de debate mais acirrado, mais contundente, não é algo inédito, corroborando o que nós alegamos em defesa, de que houve de fato uma certa exacerbação de parte a parte, mas que isso faz parte da prática parlamentar”, afirmou o advogado.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.