• Carregando...
Em municípios com até 50 mil habitantes, 100% das unidades habitacionais serão passíveis de subvenção
Em municípios com até 50 mil habitantes, 100% das unidades habitacionais serão passíveis de subvenção| Foto: Divulgação/Cohapar

O governo do estado anunciou nesta semana uma nova modalidade do programa habitacional Casa Fácil Paraná, por meio do qual 30 mil famílias com renda de um a três salários mínimos receberão um voucher de R$ 15 mil cada, totalizando R$ 450 milhões, para dar entrada na compra da casa própria. Segundo a administração estadual, essas novas moradias representam cerca de 10% do déficit habitacional do estado.

WhatsApp: receba um boletim diário com notícias do Paraná

Luís Werlang, diretor de programas e projetos da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), aponta que o maior entrave das famílias nessa faixa de renda costuma ser reunir o valor de entrada para se enquadrar no financiamento do programa Casa Verde e Amarela.

“A Cohapar vai fornecer a lista de famílias contempladas. Os municípios têm que ter o cadastro de demandas atualizado, por isso, foi enviado ofício às 399 prefeituras do Paraná para que seja aferido o déficit habitacional de todos”, explica Werlang.

“A intenção é atender principalmente os municípios menores. Para os de até 50 mil habitantes, 100% das unidades habitacionais serão passíveis dessa subvenção; para os de 50 mil a 100 mil moradores, de 80%; e para os de acima de 100 mil habitantes, de 70%.”

Werlang aponta que as famílias interessadas já podem se cadastrar no site da Cohapar (www.cohapar.pr.gov.br), clicando na barra Cidadão, ou procurando escritórios regionais da companhia para obter ajuda para o cadastro.

Nos próximos dias, serão publicados editais de chamamento público para um cadastro de construtoras e prefeituras interessadas em integrar o programa. Segundo a Cohapar, as empresas podem participar com novos projetos ou projetos já em andamento. Áreas públicas também entrarão no programa por meio da doação de terrenos pelas prefeituras ou por terrenos cedidos pela própria companhia de habitação do estado. Após a habilitação dos terrenos (públicos ou privados), a Cohapar divulgará os empreendimentos selecionados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]