• Carregando...
Modelo de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em uso na cidade do Rio de Janeiro.
Modelo de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em uso na cidade do Rio de Janeiro.| Foto: Agência Brasil / Fernando Frazão

A prefeitura de Curitiba vai formalizar, junto ao BNDES, um estudo sobre a criação de uma linha direta de transporte coletivo entre o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, e a região central da capital do Paraná. O termo do contrato, que busca identificar a viabilidade de utilização de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no trecho, será assinado nesta quinta-feira (25).

Receba as principais notícias do Paraná por WhatsApp

A previsão inicial a ser avaliada pelo estudo é instalar a estrutura necessária para o VLT tendo como ponto de partida o terminal de passageiros do aeroporto e o ponto final no Centro Cívico da Capital. Entre os dois pontos há também a previsão de uma interligação com o Terminal do Boqueirão. Este terminal recebe a única linha de transporte coletivo que liga Curitiba ao Afonso Pena, a E32-Aeroporto T. Boqueirão.

Até 2017 esta linha funcionava como um ligeirinho, o 208. A mudança na forma de operação, de acordo com a antiga Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), hoje Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), se deu pela baixa procura dos passageiros.

“A demanda dessa linha é muito fraca, com um carregamento de 15% da capacidade da rede. Mais de 80% dos usuários são os trabalhadores do aeroporto, que utilizam em horários específicos do dia. Nos demais horários, a linha opera ‘batendo lata’, que é o jargão que usamos no setor para operação sem passageiros”, disse, à época, o então diretor-presidente da Comec, Omar Akel.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]