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Transporte elétrico

Projeto propõe VLT na Linha Verde para ligar municípios da RMC

  • 12/01/2021 09:06
Proposta prevê linha de VLT ligando Colombo a Fazenda Rio Grande.
Proposta prevê linha de VLT ligando Colombo a Fazenda Rio Grande.| Foto: José Fernando Ogura/AEN

Uma reunião na semana passada entre o governador Ratinho Junior (PSD), o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), e representantes da empresa chinesa BYD (Build Your Dreams) trouxe novamente à tona a discussão em torno da implantação de um novo modal de transporte coletivo na Região Metropolitana de Curitiba. A ideia dessa vez é implantar um sistema de transporte elétrico sobre trilhos ligando os municípios de Colombo e Fazenda Rio Grande, passando por Curitiba.

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O governo estadual e a prefeitura de Curitiba não forneceram mais detalhes sobre o projeto, informando que será criado um grupo técnico com representantes do estado e das prefeituras da região para avaliar a viabilidade de novos sistemas de transporte sobre trilhos, como monotrilho e VLT (Veículos Leves sobre Trilhos), que contemplem os municípios com maiores fluxos de passageiros.

Uma das propostas apresentadas durante a reunião da semana passada consiste em aproveitar a estrutura da Linha Verde para modernizar a ligação da capital com a Região Metropolitana. Trata-se de uma linha que ligaria os municípios de Colombo e Fazenda Rio Grande, com 14 estações no trajeto, que, por sua vez, possibilitariam a ligação com bairros de Curitiba e a integração com outras cidades da RMC.

O trajeto começa no Terminal Maracanã, em Colombo, e a primeira parada é no Atuba, onde poderá ser feita a integração com os municípios de Quatro Barras, Campina Grande do Sul e Pinhais. Em Curitiba, o percurso segue pela Linha Verde nos trechos Norte e Sul, com mais duas estações integradas com a região: uma no Tarumã, conectando Pinhais e Piraquara, e outra na Avenida das Torres, fazendo a ligação com São José dos Pinhais. A parada final é no Terminal de Fazenda Rio Grande.

“Queremos construir juntos uma solução para modernizar esse sistema [de transporte de Curitiba], aproveitando os traçados já existentes para incluir outros modais, como VLT e o monotrilho”, afirmou Ratinho Junior na reunião com os representantes da BYD. Segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs), cerca de 1,5 milhão de pessoas se deslocam diariamente entre Curitiba e Região Metropolitana.

Propostas para novos modais, incluindo VLT, na RMC não saíram do papel

Nos últimos anos, tanto o governo estadual quanto a prefeitura de Curitiba elaboraram projetos e discutiram com empresas a implantação de novos modais de transporte público. Nenhuma das propostas, porém, acabou saindo do papel. Em 2019, Ratinho Junior se reuniu com representantes da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que apresentaram um estudo preliminar para implantação de VLTs na Região Metropolitana.

A primeira parte do projeto consiste em um trecho de 40 quilômetros ligando Curitiba a Rio Branco do Sul, sendo os primeiros 20 quilômetros entre a capital e Almirante Tamandaré. De acordo com a CBTU, esse último trajeto possibilitaria o transporte de 31,8 mil passageiros por sentido, num percurso de 54 minutos.

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Comentários [ 9 ]

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  • Z

    Zequinha

    ± 8 minutos

    Não tem dinheiro nem para pagar o reajuste inflacionário dos servidores e vem falar de trem bala...

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    • C

      CARLOS FELIX

      ± 34 minutos

      Enquanto forem as questões decididas no Country Club, os transporte vai ser poluidor e gastador de combustível fóssil. E agora, mais um projeto oneroso, com estudos dos tais "estudos técnicos". Ou seja contratos, contratos. Já poderíamos ter VLT, ligando Curitiba, Almirante e Rio Branco, utilizando com algumas adequações o trecho da atual linha férrea. Mas, .... sempre o alcaide, que respondeu três vezes à população, que ama Curitiba, prefere projetos padrão colunas romanas ou gregas e cavalos que fazem golfar águas plácidas. E luzes natalinas.

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      • R

        Rubens Farias

        ± 4 horas

        Londres ( 1863), Boston (1897), Budapeste (1896), Paris (1900),Berlim (1902), Nova York (1904) ,Madrid (1909), Buenos Aires (1913), todas cidades com metrô com mais de cem anos e muitas outras. Será que o sistema não serve só para a cidade do primeiro mundo (curitiba). Brasil: Fortaleza, teresina ,Natal, Joao Pessoa, Recife, Maceió, Salvador, Belo Horizonte, Rio de janeiro, São Paulo, Santos,Porto Alegre, Brasília, todas essas capitais têm metrô ou algum sistema sobre trilhos .

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        • S

          Salo

          ± 9 horas

          Deveriam proceder da mesma forma que a maioria dos países do mundo: Implantar de uma vez em Curitiba e neste local, linhas de metrô, mais rápidas, transportando muitas vezes mais passageiros e de menor custo. Este sistema de ônibus é do inicio do século passado.

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          2 Respostas
          • R

            Rubens Farias

            ± 4 horas

            Fabiano você já andou de metrô alguma vez na vida? Além de todas as vantagens o metrô dura literalmente séculos, o metrô de Londres entrou em funcionamento no dia 10 de janeiro de 1863 ou seja há 158 anos atrás, funcionando maravilhoso bem até hoje, acho 3 já se pagou há muito tempo atrás. Curitiba a única grande capital brasileira SEM metrô Será por quê?

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          • F

            Fabiano

            ± 7 horas

            Fato: Metro é 20x mais caro que BRT, precisa de 10x mais subsidio e demora 10 anos, pelo menos, pra ficar pronto. Especialmente quando já se tem uma canaleta pronta na linha verde....por isso metro nao decola, perdemos o timing. O metro de Londres precisa mais de subsidio que arrecada com passagens, só como referencia...

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        • J

          Julio C. Valaski

          ± 9 horas

          Eu acho que agora o negócio é pra valer. Olha o nome da empresa: Build Your Dreams

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          • L

            Luiz Alves de Souza

            ± 10 horas

            Lembro do projeto do Jaime para um canal navegavel entre Pontal do sul e Caiobá Da rodovia no litoral ligando Pontal a Praia de Leste e outras. Esses governantes cheios de intenções eleitoreiras tanto quanto as preces dos fiéis da Capela do Perpetuo socorro.

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            • S

              Sr. Walker

              ± 11 horas

              Aqui nos pinheirais só serão instalados Ônibus Elétricos. O segredo está na palavra ônibus, pois os donos das empresas há muito se apossaram dos governos estadual e municipais. Ou roda sobre pneus ou não existe. Será uma volta aos trólebus dos anos 50 e 60. Um horror. Logo depois teremos de volta os lampiões a gás iluminando sobejamente a Linha Verde. Meu Senhor.

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