• Carregando...
Prova do PSS para professor da rede estadual teve 12,74% de abstenção
| Foto: Albari Rosa/Arquivo/Gazeta do Povo

A prova presencial do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação de professores temporários para a rede estadual de educação, realizada neste domingo (10), teve abstenção de 12,74% dos candidatos, segundo a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed).

As principais notícias do Paraná no seu WhatsApp

Ao todo, mais de 34,3 mil pessoas fizeram o exame do PSS, realizado em 198 locais em 30 cidades do Paraná. O número total de inscrições deferidas foi de 39,7 mil. De acordo com a Seed, às 21 horas desta segunda-feira (11) deve ser divulgado o gabarito preliminar da prova, assim como a folha de resposta digitalizada.

Além da prova objetiva, os candidatos passarão por uma avaliação de títulos e de tempo de serviço. Os selecionados vão atuar no ano letivo de 2021 na condição de professores temporários, cujos salários podem chegar a R$ 3.720. Embora o edital do processo seletivo aponte a contratação de 4 mil profissionais, as vagas devem ser ampliadas ao longo do ano a até 20 mil temporárias, segundo a Seed.

Tanto o Ministério Público do Paraná (MP-PR), quanto a APP-Sindicato, que representa os servidores estaduais da educação, tentaram adiar a realização das provas presenciais, alegando riscos à saúde dos envolvidos, por causa da pandemia do novo coronavírus, porém sem sucesso. Antes disso, em dezembro, a prova chegou a ser adiada duas vezes.

De acordo com a Seed, as provas foram realizadas seguindo um protocolo de prevenção à Covid-19, que incluiu a higienização prévia dos locais de teste, disponibilização de álcool em gel, verificação da temperatura dos candidatos e funcionários, além de uso obrigatório de máscara e espaçamento mínimo de 1,5 metro entre as carteiras, entre outras medidas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]