
Ouça este conteúdo
Três concessionárias administram as rodovias paranaenses que estão concedidas à iniciativa privada: Arteris, EPR e Via Araucária. Ao todo, elas controlam 2,3 mil quilômetros de estradas no Paraná e nos estados vizinhos de Santa Catarina e São Paulo.
A Arteris é a mais antiga dessa lista. A empresa assinou contrato em 2008 para assumir três lotes de rodovias que passam pelo Paraná. São 405,94 quilômetros da BR-116/376 e BR-101, no trecho entre Curitiba e Palhoça (SP), 413 quilômetros da BR-116 entre Curitiba e Capão Alto (SC), e outros 402 quilômetros da BR-116 saindo de Curitiba até Embu das Artes (SP), na Grande São Paulo.
Os contratos da empresa seguem até 2033, mas há a possibilidade de extensão no caso da Arteris Litoral Sul, entre Curitiba e Palhoça — o processo está sendo analisado pelo Ministério dos Transportes e em breve vai para o Tribunal de Contas da União (TCU) para a realização de um novo leilão.
A Arteris foi criada em 1997 pelo grupo espanhol OHL para participar das primeiras concessões em São Paulo. Em 2012 foi vendida para a Participes en Brasil, que hoje tem 82,3% do controle acionário da empresa, com ações divididas entre Abertis Infraestruturas e Brookfield Motorways Holdings SRL. A Aylesbury detém os demais 17,7%.
EPR e Via Araucária entraram nas novas concessões
Com o fim dos contratos do antigo Anel de Integração, as rodovias que faziam parte do bloco começaram a ser leiloadas em 2023. Os dois primeiros lotes foram arrematados pela Via Araucária e pela EPR, que começaram a administrar as estradas em fevereiro de 2024.
Com contrato até o ano de 2054, a Via Araucária é responsável por 473 quilômetros das rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427 que passam por Curitiba e Região Metropolitana, Centro-Sul e Campos Gerais no Paraná.
A Via Araucária foi a empresa criada para a concessão, sendo que a controladora é o Grupo Pátria, uma gestora de investimentos fundada em 1988 no Brasil e que atua em diversos segmentos, como infraestrutura, energia, logística, agronegócio e outros. Na área de concessões de rodovias, o Pátria administra, em parcerias, estradas em São Paulo, como Entrevias, EixoSP e Auto Raposo Tavares.
Por sua vez, a EPR Litoral Pioneiro administra desde fevereiro do ano passado 605 quilômetros das rodovias BR-153, BR-277 e BR-369 e das estaduais PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855 em trechos na Região Metropolitana de Curitiba, Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro. O contrato também é de 30 anos.
A EPR é uma empresa criada especificamente para a concessão de rodovias, que entrou de vez no mercado em 2022 com quatro lotes em Minas Gerais. No ano seguinte entrou no Paraná. A EPR é fruto da união entre a gestora de investimentos Perfin e a Equipav, que é dona da Aegea, referência na área de saneamento no país.
Lotes 3 e 6 das rodovias do Paraná foram para CCR e EPR
O terceiro lote das novas concessões rodoviárias do Paraná foi arrematado pela CCR em uma disputa contra outros três grupos. Com a melhor oferta, a empresa administrará 569 quilômetros das rodovias BR-376, BR-369, BR-373, PR-170, PR-323, PR-445 e PR-090, que ligam a região norte do estado paranaense aos Campos Gerais. O contrato deve ser assinado até 2 de abril de 2025 e terá duração de 30 anos.
A CCR é a maior operadora de rodovias no Brasil em quilômetros: são mais de 4 mil no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Especializada no setor de mobilidade, a CCR retorna ao Paraná após 24 anos administrando estradas no estado.
Nos últimos anos de contrato, admitiu ter pago propinas a agentes públicos para deixar de realizar obras previstas inicialmente. O esquema foi descoberto no âmbito da operação Integração, derivada da Lava Jato, terminou com um acordo de leniência assinado em 2019 pela CCR e pelo Ministério Público Federal (MPF) no Paraná.
A EPR aumentará a carteira de estradas no Paraná a partir de abril, quando assinará o contrato do lote 6, que arrematou em dezembro. A empresa controlará por 30 anos mais 662 quilômetros das rodovias BR-163, BR-277, PR-158, PR-180, PR-182, PR-280 e PR-483, no oeste e sudoeste do estado.
VEJA TAMBÉM:









