• Carregando...
Aplicativo permite doação segura a instituições beneficentes, sem sair de casa
| Foto: Valdelino Pontes / Divulgação

Um aplicativo pioneiro criado no Paraná em outubro de 2019, antes de qualquer sinalização de uma pandemia, pode acabar se provando uma forte ferramenta de apoio às instituições de caridade durante a crise do coronavírus.

Receba as notícias do Paraná no seu whatsapp

O aplicativo Paraná Solidário possibilita a doação direta entre os cidadãos e as entidades beneficentes. A tecnologia, idealizada pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, com apoio técnico da Celepar, é uma ponte entre empresas e pessoas físicas que queiram doar para instituições produtos como alimentos, roupas, móveis, eletrodomésticos, ração para animais, entre outros.

Disponível nas versões Android e IOS, o aplicativo pode ser instalado de graça e possui as informações necessárias para o repasse direto, sem intermediários, a entidades que atendem todos os tipos de situação, como crianças, adolescentes, idosos, mulheres, indígenas, pessoas com deficiência, em situação de rua, de animais abandonados. São 304 instituições cadastradas no aplicativo.

Além de alimentos e roupas, a Secretaria de Justiça pede que se doe, agora, álcool em gel e produtos de limpeza e higiene às instituições.

Para doar, é preciso baixar o aplicativo e fazer o cadastro com informações pessoais - o que torna o processo mais seguro, pois é possível saber com quem está sendo feita a transação. A partir daí, é só selecionar a categoria do que se quer doar e publicar o anúncio, ou seja, colocar a descrição do produto e fotos.

O doador pode escolher a entidade que receberá o item ou deixar que o sistema do Paraná Solidário escolha entre três opções, randomicamente, quais entidades necessitam daqueles insumos em um raio de 50 quilômetros. A finalização é feita por uma conversa no chat do aplicativo, combinando dia e local de entrega.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]