
Ouça este conteúdo
O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), admitiu a pretensão de disputar a Presidência da República nas eleições de 2026, caso o PSD opte pelo seu nome. A afirmação foi feita durante participação em um evento do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), em Pernambuco, nesta quarta-feira (26).
“Seria, sem dúvida, um grande sonho ter a oportunidade de ser candidato e discutir o país. Represento uma nova safra da política do Brasil e nós temos a obrigação de colaborar com uma nova forma de se ver a gestão pública”, disse o governador.
Apesar da disposição para disputar a Presidência, Ratinho Jr. deu a entender que o seu nome ainda não está validado pelo presidente do PSD, Gilberto Kassab.
Acontece que um dia antes, na terça-feira (25), ao participar de outro evento do Lide, em Brasília, Kassab afirmou que o nome de Ratinho Jr. está certo na disputa pelo maior posto do Executivo, em 2026
“Se o Brasil for presidido por Ratinho Júnior, o povo tende a ganhar”, disse Kassab.
Possíveis opções para 2026
O nome do governador do Paraná figura ao lado dos outros três nomes como opções fora do campo da esquerda para concorrer à Presidência nas próximas eleições.
Além de Ratinho Jr., aparecem como possíveis candidatos os governadores Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás, e Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais.
Apesar de bem colocado nas pesquisas, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tem afirmado que concorrerá à reeleição.
A expectativa sobre os nomes dos governadores voltou a ganhar força por conta da decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que, nesta quarta-feira (26), aceitou a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) e transformou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em réu por suposto plano golpista.
Pesquisa mostra vitória de Bolsonaro sobre Lula em eventual segundo turno
De acordo com uma pesquisa do instituto Futura Inteligência, divulgada nesta quarta-feira (26), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) venceria o presidente Lula (PT) em eventual segundo turno na eleição de 2026. No cenário simulado pela pesquisa, Bolsonaro teria 51,1% e Lula, 37,3%.
Segundo o levantamento, o petista também perderia para a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro (PL), em eventual segundo turno. No cenário simulado, Michelle teria 48,5% dos votos contra 37,3% de Lula.
Tarcísio, Caiado e Ratinho Jr. aparecem numericamente à frente de Lula no comparativo, mas tecnicamente empatados considerando a margem de erro.
A pesquisa ouviu 1.000 pessoas através de entrevistas telefônicas, entre os dias 19 e 22 de março. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos. O índice de confiança é de 95%.
VEJA TAMBÉM:








