
Ouça este conteúdo
O governador Ratinho Júnior (PSD) liberou a rodovia Perimetral Leste em Foz do Iguaçu, que será responsável pelo acesso à ponte da Integração, a segunda estrutura que liga o Brasil ao Paraguai. A ponta da Integração foi concluída em dezembro de 2022, ainda na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas permaneceu sem tráfego de veículos nos últimos três anos por falta de infraestrutura.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
Nesta quinta-feira (11), o governador do Paraná criticou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) durante a vistoria das obras da aduana da ponte da Integração e da Perimetral Leste. O órgão do governo federal notificou a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na noite de terça-feira (9) sobre a impossibilidade de liberar o tráfego da pista de acesso e da ponte, localizada na BR-277.
Apesar da restrição, o governo do estado manteve o evento para entrega da obra da Perimetral Leste. “A autoridade daquele trecho é do DER [Departamento de Estradas de Rodagem]. Quem diz se pode ou se não pode é o DER, por meio do governo do estado”, rebateu Ratinho Junior.
O trecho alvo da proibição tem cerca de 14 quilômetros na região de fronteira com o Paraguai. A nova pista conecta a BR-277 diretamente à ponte da Integração em um investimento total de R$ 443,9 milhões, sendo aproximadamente R$ 86,8 milhões aplicados pelo governo paranaense, de acordo com informações do estado.
Segundo o documento assinado pelo chefe de Serviço da unidade do Dnit em Foz do Iguaçu, Marcel Luiz Escobedo, a obra não reúne condições para o tráfego de veículos “em razão de inadequações na sinalização horizontal e da pendência de implantação integral da sinalização vertical”.
O delegado da Receita Federal em Foz do Iguaçu, Cezar Vianna, chegou a afirmar que desconhecia qualquer programação a ser realizada pelo governo do estado no pátio da aduana. “A obra não pertence ao governo do estado. É uma obra federal, fiscalizada pelo DER por sub-rogação do Dnit. Portanto, não cabe ao estado fazer a entrega de algo que não é de sua alçada”, afirmou. Nenhuma autoridade federal esteve presente na solenidade desta quinta-feira do governo do Paraná.
VEJA TAMBÉM:
Ratinho Jr. diz que o Paraná fez sua parte e cobra abertura de ponte com o Paraguai
Durante o evento, o governador foi levado até o ponto central da Perimetral Leste e fez a inauguração da nova pista que vai permitir que caminhões com cargas deixem de passar pelo centro da cidade de Foz do Iguaçu. “Estamos fazendo a última vistoria e a entrega das chaves para que os órgãos do governo federal possam fazer a parte deles”, disse Ratinho Junior, que passou a responsabilidade pela liberação da ponte aos governos dos países que dividem a fronteira.
“Cabe aos presidentes do Brasil e do Paraguai fazer a inauguração [da ponte da Integração] até por um ato diplomático, mas cabe ao governo do estado finalizar a obra [da perimetral]. Nós finalizamos e estamos entregando as chaves para o governo federal tocar o dia a dia de todo o complexo”, declarou o governador paranaense.
A expectativa é que a ponte possa ser inaugurada oficialmente pelos presidentes Lula e Santiago Peña durante a Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, nos dias 19 e 20 de dezembro, em Foz do Iguaçu.





