• Carregando...
Governador cumpre missão oficial no México nesta semana
Governador cumpre missão oficial no México nesta semana| Foto: AEN

Em missão internacional no México, o governador do Paraná, Ratinho Jr., conheceu o sistema de teleféricos Cablebus, que entrou em operação há menos de duas semanas e é visto pelas autoridades locais como uma solução inovadora para o transporte público da Cidade do México, de mais de 20 milhões de habitantes. O Cablebus transporta de 40 mil a 50 mil passageiros diariamente entre as regiões de Cuautepec e Indios Verdes.

Cadastre-se e receba as principais notícias do PR no celular

“Esse percurso, de cerca de 10 quilômetros, levava 1h30 de ônibus e agora pode ser percorrido em até 30 minutos. A linha faz a ligação entre bairros populosos e é possível fazer a integração com outros modais, como ônibus e metrô”, sublinhou o governador, destacando que o modelo pode ser avaliado para a região metropolitana de Curitiba.

Segundo a Agência de Notícias do governo estadual, cada cabine do Cablebus tem capacidade para transportar até dez pessoas. A linha 1 conta com seis estações e 337 cabines. Uma segunda linha de teleférico deve ser inaugurada no próximo sábado (24), com extensão de 10,5 quilômetros.

Gilson Santos, diretor-presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), disse que a visita foi oportunidade de conhecer o projeto, especialmente os estudos de demanda, de carregamento de passageiros e todo o processo de contratação e planejamento. São informações importantes para “avaliar a implantação de estudos no Paraná, especialmente na região metropolitana de Curitiba, que podem trazer a viabilidade de projetos dessa natureza”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]