
Ouça este conteúdo
O governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), comunicou oficialmente nesta sexta-feira (27) a rescisão do contrato com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), responsável pela TV Brasil. A decisão ocorre em meio aos movimentos do governador para se viabilizar como candidato à Presidência da República em 2026.
A notificação foi enviada pelo secretário de Comunicação do estado, Cleber Mata, ao governo federal. No documento, o qual a Gazeta do Povo teve acesso, o governo paranaense afirma que a medida é "amigável" e destaca o crescimento do turismo no estado como principal razão para reforçar investimentos na TV Paraná Turismo, emissora controlada pelo próprio governo estadual.
"Há um ano a TV Paraná Turismo passou a ser transmitida para todo o Brasil por meio da Banda KU e o sinal foi potencializado com a compra de sete novos transmissores. Com isso, a TV Paraná Turismo está estruturada para aumentar a sua programação própria com programas que ilustram o crescimento do turismo do Estado", diz um trecho da notificação.
Com o rompimento, a TV Brasil deixará de ser transmitida no Paraná — um revés para a estratégia de comunicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tem usado a emissora pública para tentar conter sua crise de popularidade.
A movimentação de Ratinho Jr. também é interpretada como mais um passo rumo à construção de uma imagem nacional. Filho do apresentador Ratinho (Carlos Massa), dono de um império de comunicação no Sul e Sudeste, o governador tem intensificado o uso da relação familiar como ativo político.
Na última semana, divulgou um vídeo nas redes sociais com tom presidencial e apelo popular, associando sua imagem à do pai — figura conhecida no país inteiro. A aposta em uma emissora estadual com expansão nacional reforça a estratégia de comunicação própria e controle de narrativa, mirando 2026.
O contrato com a EBC previa a possibilidade de rescisão por qualquer das partes mediante aviso com pelo menos 30 dias de antecedência.
VEJA TAMBÉM:
- Deputado do PT enfrenta novo pedido de cassação após protestar em mercado no Paraná

- Tarcísio demonstra disposição de enfrentar Lula em 2026; só falta combinar com Bolsonaro

- PT e PL aparecem empatados em nova pesquisa de preferência partidária

- Lula perde para Bolsonaro e empata tecnicamente com Michelle e Tarcísio, aponta pesquisa





