• Carregando...
Segundo o Governo do Paraná, ao menos seis carretas e cerca de 15 veículos de passeio foram empurrados pela lama.
Segundo o Governo do Paraná, ao menos seis carretas e cerca de 15 veículos de passeio foram empurrados pela lama.| Foto: Divulgação/AEN

O estado do Paraná instituiu um gabinete de crise para agilizar o atendimento às vítimas do deslizamento de terra que bloqueou totalmente a BR-376 e concentrar as decisões das equipes estaduais. O gabinete é coordenado pelas Secretarias de Estado da Segurança Pública e da Infraestrutura e Logística, e atenderá todos os deslizamentos ocorridos no Paraná em consequência do alto volume de chuvas.

Além disso, o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) pediu à Casa Civil um decreto emergencial, nesta terça-feira (29), para garantir a estrutura e os equipamentos necessários para continuidade no trabalho de resgate das vítimas. O decreto também tem o objetivo de garantir o trabalho ininterrupto de desobstrução das outras vias atingidas por quedas de barreiras no estado.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Desde a noite de segunda-feira (28), equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, concessionária Arteris Litoral Sul, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal estão mobilizadas no quilômetro 669 da BR-376. Segundo o Governo do Paraná, a operação conta com 54 bombeiros e três cães farejadores.

A estimativa inicial era de que cerca de cinco caminhões e dez carros de passeio teriam sido arrastados pelo deslizamento de terra, mas o número aumentou na manhã desta terça para seis carretas e aproximadamente 15 veículos que estavam parados na via durante congestionamento causado pelas fortes chuvas.

Uma vítima fatal foi confirmada até agora

Em entrevista coletiva, o coordenador da Defesa Civil do Paraná, coronel Fernando Raimundo Schunig, afirmou que ainda não é possível confirmar o número de pessoas soterradas pela lama, que atingiu um trecho de cerca de 200 metros nos dois lados da pista e empurrou diversos veículos para o barranco do outro lado da via. Até esta tarde, uma morte foi confirmada.

Ainda segundo o Governo do Estado, o local é de difícil acesso e as chuvas que continuam caindo na Serra do Mar prejudicam os trabalhos de avaliação dos danos.

Gabinete de crise terá atuação a longo prazo, estima secretário da Segurança Pública

Reunião dos representantes das forças de segurança do Paraná que fazem parte do gabinete de crise montado nesta terça-feira (29). Foto: Divulgação/AEN
Reunião dos representantes das forças de segurança do Paraná que fazem parte do gabinete de crise montado nesta terça-feira (29). Foto: Divulgação/AEN| Albari Rosa / AEN

Até o início da tarde desta terça-feira, as três principais rodovias que conectam Curitiba ao Litoral estão com interdição total (BR-376 e Graciosa) ou parcial (BR-277). Também há bloqueios na BR-116 e nas ferrovias paranaenses.

As ações seguem sob coordenação das forças de segurança e não têm previsão para encerramento. "Precisamos lembrar que é um trabalho de longo prazo”, pontuou o secretário estadual da Segurança Pública, Wagner Mesquita.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]