• Carregando...
Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), foi recebido pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho
Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), foi recebido pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho| Foto: Rodrigo Felix Leal/ANPr

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD), esteve com o ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Rogério Marinho, na tarde de quarta-feira (4), em Brasília, e pediu ajuda do governo federal para acelerar investimentos para enfrentar a crise hídrica que atinge o estado desde o início do ano.

Fique por dentro das notícias do Paraná pelo WhatsApp

Na reunião, o governo paranaense se comprometeu a enviar dois projetos para análise do MDR. O primeiro diz respeito à criação de uma reserva hídrica e de um corredor ecológico de parques junto ao Rio Iguaçu. A proposta prevê a implantação de um sistema de reservatórios lineares, interligados a cavas já existentes e capazes de armazenar mais de 100 bilhões de litros de água. Para isso, seriam necessárias intervenções em uma área total de 17 mil hectares abrangendo as quatro barragens do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (Saic): Iraí, Passaúna, Piraquara I e Piraquara II.

O segundo prevê ampliar o programa de distribuição de caixas d’água para famílias vulneráveis. Segundo o governo do estado, os projetos ainda estão sendo formatados e por enquanto não há uma estimativa de custos.

Entre agosto e outubro deste ano, o regime de chuvas ficou entre 50% e 70% abaixo da média no Paraná, com uma situação mais preocupante na Grande Curitiba. Na região metropolitana, o déficit hídrico foi de 650 milímetros nos últimos 12 meses. Na semana passada, o governo do estado prorrogou por mais 180 dias a vigência do rodízio de 36 horas em 36 horas no abastecimento nas unidades consumidoras.

Por enquanto, uma das obras em execução pela Sanepar para amenizar a situação é a Barragem Miringuava, que está sendo construída em São José dos Pinhais, na região metropolitana, ao custo de R$ 160 milhões. Segundo a companhia, a estrutura deve incrementar em 38 bilhões de litros de água a reserva do Saic. Com a finalização da obra, a capacidade de abastecimento passará de mil para dois mil litros por segundo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]