
Ouça este conteúdo
O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), anunciou a escolha de mais três secretários de Estado, nesta segunda-feira (27). Com as novas indicações, todos os ocupantes do primeiro escalão do governo foram confirmados (veja relação abaixo).
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
O deputado federal Sandro Alex retorna à Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística, pasta já ocupada por ele na maior parte do primeiro mandato de Ratinho Junior. A secretaria é responsável pela gestão e obras nos diferentes modais logísticos do Paraná, incluindo estradas, portos, aeroportos e ferrovias do estado. Na estrutura estão o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), a empresa pública Portos do Paraná e a Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A. (Ferroeste).
VEJA TAMBÉM:
O principal desafio neste novo mandato é avançar no Programa de Concessões Rodoviárias do Paraná, que está sendo alinhado com o governo federal. Com 3,3 mil quilômetros de rodovias que serão concedidas à iniciativa privada, a previsão é que a nova modelagem conte com mais de R$ 50 bilhões de investimentos e tarifas de pedágios mais baratas, além da transparência no processo, com o leilão sendo feito na Bolsa de Valores.
VEJA TAMBÉM:
Na Secretaria do Turismo, desmembrada da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, o deputado estadual Marcio Nunes assume. Ele foi o titular do órgão na gestão anterior. A nova pasta nasce a partir da extinção da Paraná Turismo e deve investir esforços no desenvolvimento regional. A estrutura vai incorporar o Viaje Paraná, serviço social autônomo que será responsável pela elaboração de políticas públicas de turismo e ações de promoção, marketing e apoio à comercialização de destinos, produtos e serviços turísticos paranaenses no Brasil e no exterior. Também faz parte da secretaria o Conselho Paranaense de Turismo (Cepatur), para as decisões colegiadas.
E a Secretaria da Justiça e Cidadania foi ocupada pelo ex-prefeito de União da Vitória Santin Roveda. A secretaria é um desmembramento da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho e tem como missão ampliar a proteção de crianças e idosos; o sistema de garantia de direitos; o diálogo com o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Também vai coordenar, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, ações de enfrentamento às violações de direitos.
A pasta também vai administrar a rede dos Centros de Socioeducação e Casas de Semiliberdade (Censes) para jovens em conflito com a lei; a proteção, defesa, educação e orientação ao consumidor; a prevenção, repressão e fiscalização do uso de entorpecentes; entre outros.
Quem são os secretários de Ratinho Junior
- Casa Civil: João Carlos Ortega
- Subchefe da Casa Civil: Lúcio Mauro Tasso
- Administração e Previdência: Elisandro Pires Frigo
- Agricultura e Abastecimento: Norberto Ortigara
- Casa Militar: Sérgio Vieira Benício
- Chefia de Gabinete: Darlan Scalco
- Cidades: Eduardo Pimentel
- Ciência, Tecnologia e Ensino Superior: Aldo Bona
- Comunicação: Cleber Mata
- Cultura: Luciana Casagrande Pereira
- Desenvolvimento Social e Família: Rogério Carboni
- Desenvolvimento Sustentável: Valdemar Bernardo Jorge
- Educação: Roni Miranda
- Esporte: Helio Wirbiski
- Fazenda: Renê Garcia
- Indústria, Comércio e Serviços: Ricardo Barros
- Infraestrutura e Logística: Sandro Alex
- Inovação, Modernização e Transformação Digital: Marcelo Rangel
- Justiça e Cidadania: Santin Roveda
- Mulher e Igualdade Racial: Leandre Dal Ponte
- Planejamento: Guto Silva
- Saúde: Beto Preto, depois substituído por César Neves
- Segurança Pública: Hudson Leôncio Teixeira
- Trabalho, Qualificação e Renda: Mauro Moraes
- Turismo: Marcio Nunes
- Controladoria-Geral do Estado: Raul Siqueira
- Procuradoria-Geral do Estado: Leticia Ferreira da Silva
- Agência de Assuntos Metropolitanos: Gilson Santos
- BRDE: Wilson Bley Lipski
- Celepar: Andre Gustavo Garbosa
- Cohapar: Jorge Lange
- Compagas: Rafael Lamastra
- Copel: Daniel Pimentel Slaviero
- Detran: Adriano Furtado
- Ferroeste: André Gonçalves
- Fomento Paraná: Heraldo Neves
- Invest Paraná: Eduardo Bekin
- Portos do Paraná: Luiz Fernando Garcia
- Sanepar: Claudio Stabile
VEJA TAMBÉM:










