• Carregando...
O Paraná como celeiro alimentar do mundo e central logística da América do Sul foram destaques do governador Ratinho Junior em evento promovido pela Gazeta do Povo
Governador do Paraná, Ratinho Junior, diz que ainda está muito cedo para pensar em 2026.| Foto: Rodrigo Sampaio/Hands/Gazeta do Povo

Estratégico para os mercados interno e externo, o Paraná se transformou em um produtor de riquezas de destaque, com perspectivas para um país mais desenvolvido. Seja na infraestrutura e logística, no setor agropecuário, energético ou até mesmo na educação, o estado do Paraná evolui, sobremaneira, e se transforma em protagonista do presente com os olhos direcionados para o futuro, como o quarto maior Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Receba as principais notícias do Paraná pelo Whatsapp

Para o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), o estado vive um bom momento porque conseguiu se planejar e se inspirou em países desenvolvidos que deram certo mundo afora. Segundo ele, compreender a vocação e a força de cada segmento foi primordial para as conquistas dos últimos anos e para trazer algumas constatações.

“Descobrimos que podemos ser o supermercado do mundo e a central logística da América do Sul. A cultura do planejamento ainda não foi inserida em muitas partes do nosso país e não há a preocupação necessária com as próximas gerações. Nós estamos fazendo ao contrário: pensamos em médio e longo prazo e não apenas na nossa gestão”, discursou o governador no evento Paraná em perspectiva: desafios e oportunidades, promovido pela Gazeta do Povo nesta terça-feira (22), em Curitiba. O encontro debateu projetos de infraestrutura para o estado nesta semana que será decisiva para o primeiro de seis lotes do novo pedágio.

De acordo com o mandatário do estado, o sucesso do Paraná está interligado por inúmeros segmentos que, além de aperfeiçoar a qualidade de vida de quem vive na região, acaba por atrair investidores. “Nós somos o 4º maior PIB e lideramos a educação no Ideb. São conquistas que se relacionam com a riqueza do estado sendo distribuída para fortalecer o cidadão. E tudo isso se soma a uma melhor condição de vida, saúde melhor, perspectivas e sonhos ainda mais concretos”, exemplificou Ratinho Junior.

Vocações do Paraná 

Ao citar o planejamento, o governador destacou dois pontos fundamentais para o desenvolvimento do estado e que deveriam ser incorporados como vocação do Paraná. Para ele, a produção de alimentos deve ser um dos enfoques a serem aprimorados para o avanço como referência global.

“Precisamos nos especializar em produzir e nos transformarmos em protagonista mundial. Além de ser uma oportunidade de crescimento da riqueza, gera emprego, renda e faz o Brasil cumprir com um pedido da Organização das Nações Unidas (ONU), que convocou o nosso país a ser o responsável por acabar com a insegurança alimentar mundial. Nosso intuito é levar o Paraná ao reconhecimento do mundo”.

Ratinho Junior também ressalta o comprometimento com a questão logística, item que, de acordo com ele, vai transformar as condições do estado perante os países vizinhos e demais regiões do Brasil. “Nós estamos no raio de 70% do PIB da América do Sul. Por isso, é obrigatório um projeto de logística que traga oportunidades para o Paraná à nível mundial. Seremos a central logística da América do Sul e isso começou pela reestruturação dos aeroportos, organização dos portos com concessões e melhorias. Isso nos garantiu, por exemplo, o título de porto mais eficiente do Brasil”.

Êxodo urbano preocupa Ratinho Junior

O alto índice de pessoas que deixam as cidades menores em direção à capital paranaense se tornou motivo de preocupação para o governador Ratinho Junior. Ele entende que é necessário um projeto de interiorização do estado para que o cidadão possa trabalhar e se aposentar na cidade-natal. Tudo isso através da distribuição de riquezas e melhor qualidade de vida.

“Queremos garantir que uma cidade pequena tenha a mesma qualidade de vida de uma cidade grande do estado. Descentralizando a saúde, dando oportunidade de trabalho e crescimento, tudo isso se reverterá em riqueza para o município, e claro, para todo o Paraná. Queremos ser potência em cada canto”, disse ao encerrar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]