• Carregando...
Tarifa da Sanepar vai aumentar 5,11% a partir de fevereiro
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Após três suspensões de reajustes tarifários, como parte dos esforços de enfrentamento dos efeitos da pandemia de Covid-19 e da crise hídrica, foi homologado, nesta terça-feira (29) o índice de 5,11% para reajuste da tarifa cobrada pela Sanepar, com validade a partir de 5 de fevereiro de 2021.

Receba as principais notícias do Paraná por mensagem, em seu celular

O índice foi homologado pelo Conselho Diretor da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar), que aprovou, o encerramento da mediação entre Governo do Estado e a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) sobre o índice de reajuste da tarifa.

O índice proposto pela companhia para o reajuste tarifário de 2020, em fevereiro, era de 9,87% e o homologado pela Agepar em agosto, antes do procedimento de mediação, foi de 9,62%. Segundo a Agepar, ao aprovar um reajuste de 5,11% buscou-se, ainda diante de um quadro de recuperação econômica gerado pela crise do coronavírus, “o equilíbrio entre amenizar efeitos futuros - como de um índice maior em razão do acúmulo de adiamentos - e garantir o atendimento e qualidade no serviço para a população”.

A decisão também prevê a manutenção das políticas de tarifas diferenciadas para o litoral, para as entidades de utilidade pública beneficentes, cadastradas pela Sanepar, assim como a política de tarifa social.

Para reduzir o reajuste, excluiu-se provisoriamente a parcela do diferimento de valores reconhecidos referente à 1ª Revisão Tarifária Periódica de 2017. Também foi substituído o Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M) pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) na definição do índice de remuneração do capital e depreciação, por ser considerado mais adequado à realidade atual. A retirada provisória da parcela de diferimento será analisada, posteriormente, no processo de Revisão Tarifária Periódica que irá ocorrer em duas partes, em 2021 e 2022.

Ainda como ação para amenizar o impacto da pandemia na economia, a Agepar aprovou, em novembro, o parcelamento dos débitos das famílias que estão inadimplentes com a tarifa social da Sanepar. As famílias beneficiadas que estavam inadimplentes apesar das três postergações de vencimentos terão até 24 meses para o pagamento dos débitos. Atualmente, ela beneficia 134 mil no Estado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]