• Carregando...
Vacinação contra a dengue será iniciada em crianças de 10 e 11 anos.
Vacinação contra a dengue será iniciada em crianças de 10 e 11 anos.| Foto: Divulgação / Secretaria Estadual de Saúde do Paraná

Os primeiros lotes da vacina contra a dengue enviadas ao Paraná pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (22) já foram distribuídas nos 30 municípios pertencentes às regionais de Saúde de Londrina e Foz do Iguaçu. Estas regiões foram priorizadas para darem início à vacinação por conta do grande número de casos da doença.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Ao todo, o estado recebeu 35.025 doses do imunizante Qdenga, produzido pela farmacêutica japonesa Takeda. A vacina possui vírus da dengue atenuados de maneira controlada. Dessa forma, o sistema imunológico do organismo “aprende” como reagir em casos de uma exposição real ao vírus que provoca a doença.

As doses foram distribuídas para as cidades de Londrina, Cambé, Rolândia, Jaguapitã, Ibiporã, Florestópolis, Bela Vista do Paraíso, Jataizinho, Primeiro de Maio, Sertanópolis, Tamarana, Porecatu, Assaí, Miraselva, Lupionópolis, Guaraci, Centenário do Sul, Alvorada do Sul, Pitangueiras, Prado Ferreira, Cafeara, Foz do Iguaçu, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Missal, Itaipulândia, Matelândia, Serranópolis do Iguaçu e Ramilândia.

A faixa etária definida como prioritária para a imunização contra a dengue é de crianças de 10 a 14 anos, e o Ministério da Saúde recomenda que a aplicação seja iniciada para as idades de 10 e 11 anos. O protocolo de vacinação prevê a aplicação de duas doses com um intervalo de 90 dias entre elas. Com as doses, as regionais darão início à distribuição dos imunizantes para os municípios, que vão iniciar a vacinação de acordo com o planejamento das respectivas secretarias de Saúde.

“A chegada da vacina é um ponto importante em nosso combate pela redução do número de casos confirmados e mortes pela dengue. Vínhamos dialogando com o ministério para conseguir o envio dessas doses o quanto antes, e agradecemos essa sensibilização pelo pedido. Mas seguimos ressaltando a necessidade de uma ampliação no processo de distribuição de doses ao Paraná e também dos cuidados que são comuns a todos, principalmente com água parada”, avaliou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Paraná soma 45,9 mil casos confirmados de dengue e 16 mortes provocadas pela doença

No informe semanal da dengue divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) do Paraná na última terça-feira (20) há o registro de 8.414 novos casos, 18.960 notificações e mais um óbito pela doença confirmado neste período epidemiológico, que começou a ser monitorado em 30 de julho de 2023. O Paraná soma agora 45.930 casos confirmados, 130.107 notificações e 16 mortes.

As regionais com mais casos confirmados de dengue até ao momento são as de Apucarana (11.518), Cascavel (4.130), Londrina (4.049), Paranavaí (3.964), Ivaiporã (3.678) e Maringá (3.544). Já os municípios com o maior número de casos são Apucarana (8.179), Londrina (3.252) e Maringá (2.066).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]