• Carregando...
escola / sala de aula
escola / sala de aula| Foto: Pixabay

O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Paraná (Sinepe) realizou uma pesquisa com 8,5 mil pais de alunos de creches, escolas e universidades privadas a respeito da retomada gradual das atividades escolares presenciais e constatou que a maioria dos pais prefere que o retorno só ocorra em agosto e que, mesmo após o retorno, as atividades remotas sejam mantidas para que possam optar por levar ou não seus filhos às escolas.

RECEBA as notícias do Paraná no whatsapp

Questionados sobre uma possível data de retorno, entre quatro alternativas apresentadas que iam de 22 de junho a 03 de agosto, 67,3% se mostrou mais confortável com o retorno das aulas presenciais no início de agosto, contra 18,1% que gostaria que as aulas retomassem na primeira data apresentada.

Indagados ainda, se as aulas fossem retomadas em 22 de junho, 64,4% relatou que não estariam dispostos a enviar os filhos à escola, mesmo que estas estivessem seguindo todos os protocolos de orientação das autoridades de saúde.

A vontade de 76,4% dos entrevistados é a de continuar recebendo as atividades remotas, mesmo após o retorno das aulas presenciais, para que possam enviar os filhos à escola apenas quando se sentirem mais seguros em relação à pandemia. Outros 23,6% afirmaram que seus filhos estariam frequentando normalmente as aulas assim que o decreto emergencial for revogado.

“Na pesquisa entendemos o medo de muitos desses pais com relação à doença e a necessidade de que as aulas sejam retomadas o quanto antes para, por exemplo, esses 23% que certamente estão trabalhando e precisam de uma organização complexa para ter com quem deixar os filhos”, analisa a presidente do Sinepe, Esther Cristina Pereira.

Aulas remotas

Mais de 96% dos pais que responderam o questionário “Cenários da Educação do Paraná em Tempos de Pandemia” afirmaram  estar recebendo materiais complementares para a realização de aulas não presenciais. Deste, 77% aprovaram a qualidade do material e das aulas ofertados, sendo que 59,5% deles se declararam satisfeitos e outros 17,5% muitos satisfeitos.

“Essas informações certamente ajudarão os gestores do ensino particular a entender e planejar o futuro próximo.”, destaca a presidente do Sinepe-PR. Com relação aos pagamentos das mensalidades, 88,4% dos entrevistados relatou estar pagando normalmente as instituições de ensino e 93,2% deles informou que não têm intenção de trocar de instituição de ensino após a pandemia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]